Pesquisar este blog
segunda-feira, 15 de junho de 2015
Fifa quer mudança de presidente ante rumores de que Blatter não quer sair
A mudança de presidente Fifa é indispensável", declarou neste domingo o presidente da comissão de auditoria da instância, Domenico Scala, reagindo a rumores de que Joseph Blatter poderia reconsiderar a sua decisão de renunciar ao cargo.
"Para mim, as reformas são um tema central", escreveu Scala em um comunicado. "É por isso que eu considero ser absolutamente essencial para continuar o processo a mudança de presidente, como foi anunciado".
De acordo com o jornal suíço Schweiz am Sonntag, que cita neste domingo sem aspas uma fonte anônima próxima a Blatter, o presidente da Fifa, não descarta reconsiderar sua demissão, depois de receber o apoio de federações asiáticas e africanas. Questionadas, a Fifa e a CAF (Confederação Africana) retornaram às suas posições oficiais, ou seja, de que Blatter anunciou sua renúncia em 2 de junho e que a CAF a reconhece.
O Parlamento Europeu exigiu na quinta-feira uma "substituição imediata de Joseph Blatter", numa resolução aprovada por uma ampla maioria. A Fifa reiterou que o dirigente suíço deixaria suas funções durante um congresso extraordinário.
Uma reunião extraordinária do comitê executivo da Fifa foi marcada para 20 de julho, em Zurique, na qual o congresso eletivo deve ser marcado para a sucessão de Blatter. Ele deve ser realizado entre dezembro de 2015 e março de 2016, de acordo com o Comitê de Auditoria, que supervisiona o processo eleitoral.
Blatter, de 79 anos, foi reeleito em Zurique no final de maio para um quinto mandato, três dias depois do escândalo de corrupção envolvendo 14 líderes e parceiros da Fifa. Quatro dias depois anunciou sua renúncia.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário