Pesquisar este blog

sábado, 28 de setembro de 2013

Cuba libera saída de atletas para o exterior e pode beneficiar Brasil

Cuba deu mais um passo em seu processo de abertura esportiva. A partir de 2014, o governo vai permitir que atletas do país assinem contratos com clubes do exterior, recebam bônus por mérito e aumento de salário, o que era proibido há mais de 50 anos. A política de inovações, que quer reposicionar Cuba na elite do esporte mundial, pode ter reflexo no Brasil. Já um tradicional porto seguro de técnicos e desertores da ilha caribenha, o país tem intenção de receber mais atletas e técnicos cubanos com vista aos Jogos do Rio-2016. Em fevereiro desse ano, o ministro Aldo Rebelo (Esporte) firmou um acordo com o governo de Cuba para compartilhar conhecimento. A ideia é trazer treinadores, e, em casos específicos, atletas. Todos os custos são bancados pela pasta, por meio do orçamento previsto no Plano Brasil Medalhas. A decisão de ontem vai ao encontro do convênio. "A vinda de jogadores pode ser mais forte nos esportes coletivos, mas depende de clubes e confederações", disse à Folha Ricardo Leyser, secretário nacional de esporte de alto rendimento. "Um clube de basquete forte no cenário nacional já nos sondou porque tem interesse em contratar um pivô jovem, trazê-lo e aprimorá-lo." O Brasil tem jogadores cubanos em algumas de suas ligas nacionais, principalmente nas de vôlei e handebol. O Cruzeiro, atual vice-campeão da Superliga masculina, tem um, o ponta Leal. E acha que a nova regra pode abrir brecha para mais importação. "Pode acontecer de facilitar para nós, mas a gente só procura um perfil de atleta que não vai encontrar aqui", afirmou Flávio Pereira, diretor da equipe mineira. Hoje há quatro cubanos na Superliga: três na masculina e uma jogadora na feminina. Segundo o dirigente, até hoje "todos contratados estavam dentro das regras. Nunca assediamos atleta da seleção deles. Para o vôlei cubano, pode ser a salvação". Embora significativa, a presença de atletas da ilha no Brasil é menor que a de técnicos. Há dezenas de treinadores à frente de seleções nacionais, contratados recentemente ou há tempos por meio de parcerias com o COB (Comitê Olímpico Brasileiro). E a tendência é aumentar. Segundo Leyser, desde que o acordo bilateral foi firmado, as confederações de atletismo e lutas associadas já comunicaram interesse em novas contratações. "E estamos falando com outras confederações para ver se existem mais interessadas", disse. MAIS SALÁRIOS Além da exportação oficial, o governo cubano afirmou que vai dividir melhor os prêmios entre os atletas. Até hoje, apenas 15% das bonificações em competições eram repartidas com os competidores. Agora, 80% vão para as equipes nacionais. Foram criadas também seis categorias salariais com base nos resultados, informou o diário oficial "Granma". Os valores convertidos vão de cerca de R$ 140 a R$ 95.

quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Sensação na internet, Scott Eastwood revela estar solteiro e diz: 'há caras mais bonitos que eu'

cott Eastwood, além de lindo, é humilde. O ator, filho do cineasta Clint Eastwood, virou sensação na internet com um artigo do site BuzzFeed que destacava seus atributos físicos. Ao ficar sabendo da matéria pelo site The Daily Beast, mostrou ter modéstia de sobra. "Não sabia disso. Mas, hum, estou lisonjeado? Acho que as pessoas são cegas, mas aceito o elogio. Há homens muito mais bonitos que eu por aí", definiu. Na entrevista, o ator respondeu ainda a uma pergunta fundamental: está solteiro. VEJA+ Aos 83, Clint Eastwood se separa da mulher; relembre carreira do cineasta Brad Pitt e Shia LaBeouf estão na primeira foto do filme de guerra Fury; veja Madonna lança curta-metragem #secretrevolution na web: "Quero dar voz aos oprimidos" Atualmente em Londres gravando o filme Fury, ao lado de Shia Labeouf e Brad Pitt, o ator continua com o discurso modesto. "Estou feliz de estar trabalhando, de estar empregado", explica. "E é o Brad Pitt! Brad Pitt! O admiro há muito, muito tempo." Para manter a forma física que faz milhares, talvez milhões de mulheres e homens suspirarem em frente aos seus computadores, Scott treina boxe, karatê, jiu-jitsu e surfe. "Gosto de estar em forma. Você só tem um corpo", reflete. Você pode não lembrar, mas Scott teve em filmes de destaque como Gran Torino, Invictus e A Conquista da Honra. Sobre os trabalhos que fez ao lado do pai, uma lenda do cinema norte-americano, Scott não mede elogios: "Ele é o que todos dizem que é. Uma lenda viva". A veneração, no entanto, não se estende à sua posição política - Clint é assumidamente conservador. "Não quero ir por esse caminho, como meu pai, no que diz respeito a política", conta. Fury tem direção de David Ayer e estreia prevista para 14 de novembro nos Estados Unidos.

quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Fla dá pouco tempo a Jayme, e já estuda Ney Franco como opção

Apesar do discurso de confiança da cúpula do clube, Jayme de Almeida só permanece como técnico do Flamengo se obtiver bons resultados nos jogos desta semana, principalmente o clássico contra o Botafogo pela Copa do Brasil, nesta quarta-feira. Em caso de fracasso, é certo que a diretoria do clube fará nova investida no mercado. A opção discutida na Gávea é Ney Franco, atual treinador do Vitória. Após a saída de Mano Menezes, na semana passada, o presidente rubro-negro, Eduardo Bandeira de Mello, chegou a garantir a continuidade de Jayme. Mas, por duas vezes, a diretoria tentou a contratação de Abel Braga e recebeu negativas. Com isso, na segunda-feira, houve uma nova reunião da cúpula do clube para decidir o que fazer, ainda mais com o empate com o lanterna Náutico. Tomou-se a decisão de manter Jayme e interromper por alguns dias a procura por um novo treinador. Só que essa posição vale até a partida contra o Botafogo. E pode se prolonga pelo menos até o jogo com o Criciúma, depende do que acontecer nesta quarta-feira. Há um consenso entre os cartolas rubro-negros de que, sem resultados convincentes nestes jogos, não é possível mantê-lo no comando do time. Neste caso, surge o nome de Ney Franco. O treinador já é discutido dentro da diretoria. Ney Franco teve passagem pelo Flamengo em 2006 e 2007 quando conquistou os títulos da Copa do Brasil e do Campeonato Estadual. Mas foi demitido justamente por uma má campanha no Brasileiro. A questão é que Ney Franco já recusou ofertas para não quebrar contratos com seus clubes. E assumiu o Vitória há menos de um mês, após a demissão de Caio Júnior. Nada que impeça um convite visto que a diretoria do Flamengo está extremamente preocupada com a ameaça de rebaixamento no Brasileiro. Os péssimos resultados não põem em dúvida só o treinador, mas também o diretor de futebol Paulo Pelaipe. Cartolas rubro-negros classificam como muito forte a pressão sobre ele. A avaliação é que, considerados resultados e contratações, ele errou na maior parte de suas decisões. O que o sustenta são defensores dele dentro da diretoria e uma opinião de que uma demissão neste momento poderia aumentar ainda mais a crise do time.

terça-feira, 24 de setembro de 2013

75 jogadores dos principais times brasileiros se unem para mudar calendário do futebol

Um movimento composto hoje por 75 jogadores profissionais das Séries A e B do Brasileiro inicia uma queda de braço com a CBF para mudar o calendário do futebol nacional, anunciado na última sexta pela entidade. A Folha obteve a lista dos atletas que aderiram à causa. Nomes como os de Alex (Coritiba), Rogério (São Paulo), Paulo André (Corinthians), Dida (Grêmio), entre outros, encorpam o grupo. São jogadores de 19 dos 20 clubes da primeira divisão, além do Palmeiras e outras equipes da Série B. Insatisfeitos com a proposta da CBF, com início da temporada em 12 de janeiro de 2014, os jogadores pretendem se reunir nos próximos dias, em São Paulo, para discutir sugestões de alteração do modelo em voga. O principal argumento de líderes ouvidos pela reportagem é que a quantidade de jogos do calendário atual faz com que o nível técnico do Brasileiro caia muito. O projeto de mudança que será discutido na assembleia do movimento --ainda sem nome-- prevê a alteração de cinco pontos.

segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Elias lamenta gol incrível perdido pelo Fla aos 48 do 2º tempo e culpa fase

empate do Flamengo por 0 a 0 com o Náutico válido pela 23ª rodada do Campeonato Brasileiro poderia ter sido evitado por Elias na tarde deste domingo, na Arena Pernambuco. O volante recebeu uma bola debaixo da trave do adversário, sem marcação, e isolou a bola. O jogador culpou o momento ruim da equipe pelo gol incrível perdido. “Se fosse há três jogos, ela entraria. Pelo menos somamos um ponto, mas sabíamos que era para termos vencido. A fase está ruim, temos que trabalhar. Vou entrar para aquele quadro da TV Globo. É uma pena, há algumas rodadas ela entraria”, lamentou Elias ao PFC, visivelmente triste pelo gol perdido. Náutico x Flamengo - 7 vídeos N%E1utico%20e%20Flamengo%20termina%20em%200%20a%200%2C%20veja%20principais%20lances Náutico e Flamengo termina em 0 a 0, veja principais lances Ap%F3s%20rebote%20na%20cara%20do%20gol%2C%20Elias%20chuta%20para%20fora Após rebote na cara do gol, Elias chuta para fora Paulinho%20limpa%20o%20marcador%20e%20finaliza%2C%20mas%20Gide%E3o%20defente Paulinho limpa o marcador e finaliza, mas Gideão defente Ap%F3s%20escanteio%2C%20Martinez%20quase%20marca%20para%20o%20N%E1utico Após escanteio, Martinez quase marca para o Náutico Elias%20recebe%20na%20%E1rea%20e%20quase%20marca%20para%20o%20Flamengo Elias recebe na área e quase marca para o Flamengo N%E1utico%20chega%20pela%20lateral%20e%20Paulo%20Victor%20evita%20o%20gol Náutico chega pela lateral e Paulo Victor evita o gol Ap%F3s%20sobra%20de%20bola%2C%20Andr%E9%20Santos%20perde%20chance%20de%20gol Após sobra de bola, André Santos perde chance de gol Próximo Anterior O jogador reconheceu que faltou mais calma para o Flamengo conseguir uma vitória sobre o Náutico, atual lanterna do Campeonato Brasileiro. Para Elias, a tensão pode ter atrapalhado também no lance desperdiçado por ele. “Pode ser que tenha faltado tranquilidade para nós ali no final. Mas, no final da partida, a gente nem pensa muito. A bola estava chegando ao ataque, faltou o ultimo passe. Mas é normal no futebol [o gol perdido], não é a primeira vez e não vai ser a última também”, encerrou Elias. Com o empate, o Flamengo pode entrar na zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro caso o Vasco derrote o Atlético-MG no complemento da rodada. O Rubro-negro volta a campo já na quarta-feira, contra o Botafogo, pelas quartas de final da Copa do Brasil, no Maracanã. Esta será a primeira partida do confronto com o rival. Ampliar

domingo, 22 de setembro de 2013

Roberto Medina: “Compro de volta a parte do EIke no Rock in Rio, fiz a proposta

Em entrevista exclusiva ao Glamurama na Cidade do Rock, Roberto Medina confirmou pela primeira vez os rumores de que pode se desfazer da sociedade com Eike Batista, que comprou 50% do Rock in Rio em 2012. “Eike não está vivendo um bom momento. E ele não é o gestor da operação, então acho normal ele não vir ao festival. Meu convívio com Eike hoje é só de amigo. Talvez para ele fosse melhor focar em outras coisas, diferentes de entretenimento. Acho que vender possa ser a melhor estratégia. Eu compro de volta a parte dele, sim. Se ele quiser… Fiz a proposta. Era meu papel fazer. Mas tenho certeza que no futuro Eike vai se recuperar.”