Pesquisar este blog

sábado, 8 de março de 2014

Marta lembra começo no futebol: 'Meninos do colégio não gostavam'

Falar de Marta é dispensar apresentações. O nosso "Pelé de saias" - comparação feita pelo mesmo - é unanimidade entre praticamente todos aqueles que apreciam uma bela partida. Quem ousaria um dia recusar a presença da cinco vezes eleita melhor jogadora do mundo em sua pelada de final de semana? Recusar seu talento, sua ginga, sua qualidade técnica, sua força? Aos 28 anos, após ter conquistado tanto em sua carreira, talvez não. Porém, seu começo no futebol foi um tanto diferente. Afinal, era mulher. E mulher não pode jogar futebol. Na infância, em Alagoas, Marta precisou provar aos coleguinhas de colégio que podia, sim, atuar em meio a eles. Divertir-se com uma bola, assim como eles. Nem todos encaravam seu gosto pelo futebol com naturalidade. - Comecei no futebol quando tinha entre sete, oito anos. Já brincava nos campinhos da minha cidade com os meninos. No começo, as pessoas não achavam normal ver uma menina no meio de um bando de garotos jogando bola. E tinham as pessoas que faziam comentários maldosos e preconceituosos. Quando passei a jogar torneios pelo time do meu colégio, os meninos também não gostavam muito. Achavam que era uma falta de respeito com eles e que as pessoas iriam falar mal daquilo. Por exemplo, 'não tem garotos bons o suficiente na escola, então precisam colocar uma garota em campo'... - relembra a atacante, em entrevista ao GloboEsporte.com, no dia em que se comemora o Dia Internacional da Mulher. A desconfiança com o futebol feminino atinge o nível profissional. Segundo Marta, até hoje, "é uma luta constante" para se provar na modalidade. Mesmo para quem conquistou campeonatos nacionais na Suécia, nos Estados Unidos e no Brasil, Libertadores, Liga dos Campeões, além de Jogos Pan-Americanos e Sul-Americano com a Seleção, foi artilheira em uma série destas competições, fora os prêmios individuais da Fifa e das Copas do Mundo de 2004 e 2007. O preconceito, para ela, é um dos motivos que colaboram para que haja pouco incentivo neste esporte.

quarta-feira, 5 de março de 2014

Enredo da Gaviões, Ronaldo joga bola com Zidane na hora da apuração

O ex-jogador Ronaldo foi homenageado pela escola de samba Gaviões da Fiel no Carnaval de São Paulo, na madrugada do último domingo. E enquanto a escola estava sendo avaliada pelos jurados na apuração, o craque participava de um jogo beneficente ao lado de estrelas como Zidane, Figo, Maldini, Nedved e Marta contra o Young Boys, na Suíça. Enquanto a Gaviões recebia 10 em quesitos como bateria e enredo, Ronaldo se esforçava para tentar algo de diferente na partida. Nos 35 minutos em que esteve em campo, o Fenômeno tentou uma cavadinha que não deu certo, pedalou para cima do zagueiro e isolou a bola após um bom passe de Zidane. Ronaldo ainda pôde ver de perto o suíço Stéphane Chapuisat dar um show particular e marcar três gols para o Young Boys ainda no primeiro tempo da partida. A saída de campo de Ronaldo parece ter afetado a Gaviões da Fiel na apuração. A escola que começou com boas notas, chegou a receber um 9,4 e terminou na 10ª colocação na classificação do Carnaval de São Paulo. Perdendo por 3 a 1, o time dos Amigos de Ronaldo e Zidane voltou com outra postura para o segundo tempo. A equipe logo conseguiu igualar o placar e a virar a partida com estilo com gols de Zidane,Djorkaeff (duas vezes), Nuno Gomes, Solari e Sukur. A partida terminou com o placar de 8 a 6 para os Amigos de Ronaldo e Zidane contra o Young Boys.

segunda-feira, 3 de março de 2014

Manchester City ganha título na Inglaterra e quebra troféu na comemoração

O Manchester City conquistou neste domingo o seu terceiro título da Copa da Liga Inglesa ao derrotar o Sunderland por 3 a 1, em Wembley. A equipe quebrou um jejum de 38 anos sem vencer a competição. Os últimos títulos foram em 1970 e 1976. Mas o time nem vai conseguir dar destaque para a taça em sua sala de troféus. Vincent Kompany, capitão do Manchester City, quebrou a base do troféu quando foi erguê-lo. O zagueiro até tentou juntar as duas partes, mas a base escapou. Ele continuou comemorando como se nada tivesse acontecido. O City era favorito na partida, mas levou um susto ao sair atrás no placar. O time de Manchester virou com gols de Yaya Touré, Nasri e Jesus Navas e faturou o seu primeiro caneco da temporada.