Pesquisar este blog

sábado, 7 de dezembro de 2013

Sorteio da Copa do Mundo expõe a europeus os "perrengues" do Brasil

Ponto de partida da Copa do Mundo de 2014, o sorteio da competição mostrou aos europeus o tamanho do desafio que terão a enfrentar em uma competição no Brasil. Encararam nos últimos dias os atrasos dos estádios, o calor, as longas viagens e o fuso horário. O suficiente para perceber os perrengues que se ensaiam no Mundial. Logo na chegada, a Costa do Sauipe derretia cartolas estressados dentro de seus ternos europeus. Era com a gravata apertada sob o sol que Jérôme Valcke, secretário-geral da Fifa (Federação Internacional de Futebol), explicava que não falaria sobre o Itaquerão, atingido por um acidente, a não ser em entrevistas oficiais. Fumava e admitia o clima tenso. De reuniões e da vistoria ao estádio, saíram prazos para as conclusões das arenas. Das seis em construção, quatro estouravam a data-limite: Arena da Baixada, Beira-Rio, Cuiabá e Itaquerão, este último repetindo o maior atraso de um estádio de abertura, como o Soccer City. Até a Deus o presidente da Fifa, Joseph Blatter, recorria para pedir uma arena pronta. Quando as cidades-sede foram se exibir a jornalistas estrangeiros, o que menos se viu foram projetos de desenvolvimento ou cronograma de estádio. Mato Grosso mostrou uma foto de sua Arena Pantanal, prevista para fevereiro, e repórteres japoneses riram. Representantes de Curitiba não apareceram: o governo alegou que teria de gastar R$ 4 mil. Mas não acabava aí. Chegou a hora de sortear as bolinhas e decidir quem iria atravessar o país continental. A Alemanha e a Inglaterra pegaram trajetos complicados: a primeira com dois jogos ao sol das 13h do Nordeste; a segunda, com a úmida e quente Manaus. Houve um clima de animosidade entre a cidade amazônica e o técnico inglês Roy Hodgson. Mas os britânicos vivem a contradição de tentar fugir do calor e, ao mesmo tempo, pedir para que o jogo com a Itália, no meio da floresta, seja mais cedo para agradar seus torcedores e sua televisão. Os EUA terão de viajar mais do que todas as outras seleções. Longe da Europa, é hora de a Fifa mexer na tabela para agradar às parceiras TVs. É sempre assim em Copas. Mas, desta vez, terá de se mexer em um cronograma que teve 56 versões até agora. Tudo para atender as características do país gigante e afastado do centro europeu. Para entender cada uma das regiões, jornalistas estrangeiros começam, neste sábado, a viajar pelo Brasil para visitar as seis cidades-sede cujas obras ainda não estão prontas. Já há um pedido do tablóide "The Sun" para visitar Manaus e seu prefeito Arthur Virgílio. Vão ter a oportunidade de conhecer o Brasil "multicultural e empreendedor", citado pela presidente da República Dilma Rousseff. Ou vão ter a oportunidade também de ver o perrengue que é se virar em um país tão diverso.

quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

Fifa divulga lista de inscritos e confirma Fernandinho no Mundial

O Atlético-MG recebeu uma boa notícia na manhã desta quinta-feira. A Fifa divulgou, em seu site, a lista oficial dos atletas que disputarão o Mundial de Clubes, no Marrocos, e confirmou a inscrição do atacante Fernandinho. Apesar do nome do atacante aparecer na lista oficial, a diretoria do Atlético adota cautela e não considera Fernandinho ainda liberado para o Mundial de Clubes. O clube ainda aguarda um comunicado oficial da Fifa para confirmar. Porém, a lista é considerada como documento oficial da Fifa, situação que comprova a participação do jogador na disputa do Mundial, que começa no dia 18 próximo para o Atlético. Ao todo, 23 atletas foram inscritos pelo clube mineiro. As ausências ficaram por conta de Emerson e Dátolo, contratados após o prazo considerado legal de inscrição da Fifa. O Atlético não chegou a tentar a liberação da dupla. Na última sexta-feira, um parecer da entidade internacional, encaminhado via Confederação Brasileira de Futebol (CBF), reconhecendo que Fernandinho foi contratado dentro do prazo legal. Até então, a Fifa alegava que o atacante não havia sido contratado no prazo legal, antes do fechamento da janela de transferência. Agora, a entidade reconhece que Fernandinho firmou vínculo dentro do período legal de contratações.

terça-feira, 3 de dezembro de 2013

Fifa vê atrasos com estádios para fevereiro, mas confia no Itaquerão

O presidente da Fifa, Joseph Blatter, admitiu que há pequenos atrasos na preparação dos estádios da Copa-2014, sem citar nomes. Mas minimizou o seu efeito na Copa. E falou que, após o acidente, confia que o Itaquerão esteja pronto para o Mundial "Um evento muito triste foi um acidente porque temos que lamentar a perda de duas pessoas. Considerando o dano, temos certeza de que ficará pronto", afirmou Blatter. "Recebemos um relatórios de que há pequenos atrasos. Mas é tão pequeno que temos certeza de que estará tudo pronto", disse ele, sobre todas as arenas. A Fifa ainda tem poucas informações sobre os danos reais no Itaquerão, apenas com dados iniciais de que a estrutura não foi afetada. Mas ainda espera um laudo oficial para saber quanto tempo demorará para ficar pronto. Luis Fernandez, secretário executivo do Ministério do esporte, endossou o discurso do dirigente máximo da Fifa e disse confiar que o estádio corintiano esteja no Mundial. "Teremos um relatório sobre isso até o fim da semana permitindo um replanejamento, mas tudo indica que haverá tempo hábil para o estádio e planejamento operacional que virá em seguida. É uma mensagem de confiança", disse. "E a confiança em português marca o otimismo e a certeza que temos na entrega para o sucesso da Copa de 2014. E também tem confiança da parceria e respeito mútuo, que é a chave do sucesso para a Copa do Mundo de 2014", completou. Em relação aos outros estádios, a Arena da Baixada ficará pronta com atraso de quase um mês, com previsão para o final de janeiro. O seceretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, reconheceu que a entidade espera a luz verde para a retomada por completo as obras do Itaquerão. Mas disse que, no cenário atual, é de que o jogo de abertura será em São Paulo, sem plano B. "Estamos esperando o relatório. No nosso meio tempo, temos discussão técnica. Sabemos que depende da luz verde ser dada para construção. O jogo de abertura será jogado em São Paulo. Não estamos em plano emergência. Eles podem entregar a obra. Se o laudo for muito negativo, podemos reavaliar. Mas estamos confiantes de que vai acontecer (o jogo de abertura)", afirmou o dirigente. Em relação à Arena da Baixada, Valcke admitiu que é o estádio que enfrenta maiores atrasos. "Em Curitiba, estamos enfrentando a maior parte dos problemas. Não será entregue até o final de fevereiro." Segundo ele, dois estádios devem ser entregues em fevereiro. Outro que enfrenta questionamentos é Cuiabá, que também não deve estar pronto no final de dezembro. Assim, são três estádios fora do prazo da Fifa até o final do ano.

segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

Na Costa do Sauipe, Fifa inicia eventos pré-Mundial

Começam a chegar hoje ao Brasil dirigentes da Fifa, treinadores e funcionários das seleções classificadas para a Copa. E todos vão à praia. O destino será um complexo de hotéis de alto padrão na Costa do Sauipe, 76 km ao norte de Salvador, na Bahia, onde sexta-feira ocorre o sorteio dos grupos do Mundial. Será o início também dos importantes eventos pré-Copa que a Fifa utilizará para compensar Estados ou cidades brasileiras que não tiveram seus desejos para o torneio totalmente atendidos. A Bahia queria o jogo de abertura da Copa. Chegou a sonhar alto quando São Paulo ficou sem estádio, com o veto ao Morumbi e a indefinição sobre o Itaquerão. No final perdeu para a capital paulista porque a Fifa precisa realizar o jogo inaugural no mesmo lugar que fará o seu Congresso anual, quando representantes das 209 associações filiadas se deslocam de seus países. Por questões de logística e de infraestrutura --rede hoteleira, por exemplo--, São Paulo bateu a Bahia. Os baianos receberam como prêmio de consolação o sorteio. A Bahia resolveu impressionar. Não escolheu Salvador e levou o evento para a paradisíaca Costa do Sauipe e seus caros resorts. A Previ --fundo de pensão dos funcionários do Banco do Brasil-- investiu R$ 14 milhões para a construção da Arena Sauipe, complexo de eventos que receberá, depois do sorteio, shows e congressos. A Previ é a única acionista do empreendimento. O litoral também será o destino de membros das seleções entre 18 e 20 de fevereiro, no segundo evento mais importante da Copa: o seminário das equipes. Florianópolis candidatou-se para ser cidade-sede do Mundial, mas perdeu para Porto Alegre e Curitiba. Ganhou, então, o seminário, quando serão tratados temas como logística e segurança. A promessa da Fifa é que a cidade receba os 32 treinadores das seleções, entre eles Vicente Del Bosque (Espanha) e Joachim Low (Alemanha). Por três dias Florianópolis será a capital do futebol mundial, argumentou a Fifa. Outras capitais, como Maceió e Goiânia, que também perderam concorrência para sediar algum grupo da Copa, ganharam como compensação serem bases de seleções.

domingo, 1 de dezembro de 2013

Hernane rejeita descanso no Fla por mais gols e fim de 'seca' fora de casa

O Flamengo já está em clima de férias após a conquista da Copa do Brasil e vaga assegurada na Copa Libertadores de 2014. O momento é de tranquilidade para a maioria dos comandados de Jayme de Almeida, que já não se preocupa com as últimas duas rodadas do Campeonato Brasileiro. Hernane é uma das exceções e rejeita ter descanso no final da temporada por causa de objetivos pessoais. Aumentar o número de gols marcados no ano é prioridade do camisa 9 rubro-negro. De quebra, Hernane pode dar fim à 'seca' que vive longe do Maracanã, seu palco preferido. O Flamengo visita o Vitória em jogo marcado para as 17h deste domingo, no Barradão. Para o Rubro-negro carioca, o jogo tem pouco apelo. Para o "Brocador", é mais oportunidade para aumentar o aproveitamento de gols. Dos 34 gols marcados pelo atacante nesta temporada, 17 deles foram anotados no Maracanã. Fora de casa, Hernane não marca desde o dia 6 de outubro, quando anotou em empate do Flamengo com o Vasco – em jogo realizado no Mané Garrincha, em Brasília. O técnico Jayme de Almeida aposta em Hernane para ter um Flamengo forte na Bahia. "Não vamos fazer número no jogo. Conversei com os meninos e é claro que é natural uma relaxada, mas temos que entender a importância do jogo. A nossa responsabilidade aumenta e é uma partida que para o Vitória vale muito. Se a gente entrar de qualquer jeito, podemos ser derrotados e sair chateados do jogo", apontou o comandante rubro-negro. Do time titular, Hernane terá a companhia apenas do zagueiro Wallace, do volante Amaral e do meia Luiz Antônio. Jayme espera que os reservas possam representar bem o Flamengo. "Todo atleta tem que aproveitar a oportunidade de jogar. Sempre que precisei deles foram fantásticos, o que me dá segurança para este jogo", complementou. Artilheiro da Copa do Brasil, Hernane precisa de uma arrancada para tentar garantir a mesma marca no Brasileirão. O atacante do Flamengo soma 14 gols na tabela, ao lado de William (Ponte Preta), Gilberto (Portuguesa) e Dinei (Vitória). O "Brocador" ainda precisa torcer contra os concorrentes Fernandão (Bahia), com 15 gols, e Éderson (Atlético-PR), com 18.