Pesquisar este blog

sexta-feira, 9 de maio de 2014

Fifa muda, e seleção estreia na Copa com uniforme tradicional

Dias depois de anunciar que o Brasil estrearia na Copa do Mundo sem usar seu uniforme tradicional, a Fifa mudou de ideia. A CBF anunciou nesta quinta-feira que a entidade máxima do futebol alterou a ordem inicial e o Brasil estreará contra a Croácia (12 de junho, em São Paulo) com camisa amarela, calção azul e meiões brancos. Anteriormente, a ordem era para que o Brasil usasse calções brancos. Assim, o Brasil usará seu uniforme tradicional em dois dos três jogos iniciais do Mundial. Além do jogo contra a Croácia, a seleção de Felipão jogará de calções azuis também contra o México, em Fortaleza, no dia 17 de junho. Contra Camarões, no dia 23 de junho, em Brasília, aí sim a seleção usará a camisa amarela acompanhada de calções brancos. A mudança no jogo inicial também afeta os rivais brasileiros. A Croácia poderá, assim, usar sua camisa quadriculada em vermelho e branco. A ordem inicial era de que os croatas jogassem com seu uniforme 2, azul.

quarta-feira, 7 de maio de 2014

Allianz Parque já conta com inédita fachada de aço inox

A Allianz Parque, a nova arena do Palmeiras, será a primeira do mundo a ter um revestimento de aço inox, que promete um efeito de luz e movimento. São vinte mil metros de placas perfuradas, com até 28 metros de comprimento, que se estenderão por toda a face externa da construção. O efeito é realmente bonito e impressiona e pode ser acompanhado nesta sequência de fotos publicadas no Blog Salgueiro FC. As placas perfuradas, com diferentes larguras e comprimentos, estão sendo montadas paralelamente por setores. Elas são colocadas sobre barras de apoio que curvam as placas e vão dando paulatinamente a volta em torno da construção. Atualmente, elas já revestem o lado da rua Padre Antônio Tomás. As placas de inox chegam em bobinas com largura de 30, 40 e 80 centímetros e são cuidadosamente limpas do óleo de proteção. Depois são cortadas em comprimentos de 28 metros e em alguns lugares 40 metros, para então serem distendidas e fixadas verticalmente sobre as barras de apoio na face externa da arena, eixo a eixo. As barras, postas antecipadamente, já ocupam boa parte do perímetro do Allianz Parque. O trabalho é bastante artesanal e completamente diferente do que se faz no país. A perfuração da fachada permite que a luz “vaze” do interior para o exterior e vice-versa. Isso cria um efeito de “optical art”, com um efeito cinético inesperado. O projeto da iluminação aproveita essa característica da fachada. Por outro lado, as perfurações permitem também que o vento circule pela construção, moderando a temperatura de dentro da arena.

domingo, 4 de maio de 2014

Daniel Alves diz não gostar de #somostodosmacacos: "Somos a evolução disso"

Daniel Alves diz que agora reprova a campanha #somostodosmacacos. Personagem principal da cena inspiradora da ação iniciada por Neymar e idealizada pela agência de publicidade Loducca, o lateral acha errado assumir a alcunha de macaco. Em entrevista ao programa "Altas Horas", da TV Globo, que será exibido neste sábado, o jogador do Barcelona e da seleção brasileira comentou sobre a campanha e sobre a repercussão que teve sua atitude de comer uma banana que lhe foi lançada no gramado durante jogo contra o Villarreal. As declarações foram divulgadas pela TV Globo em seu site. "Foi intuitivo, não tinha nada programado. A gente não acredita que vão fazer isso dentro de um campo de futebol e foi uma surpresa a repercussão que deu", contou. Daniel Alves ainda revelou estar incomodado com atitudes racistas no futebol há tempos e que, desta vez, resolveu agir pois só as denúncias que fez em outras ocasiões não surtiram efeito."Eu estava até um pouco triste com essa situação, porque já havia denunciado em outras ocasiões e não tinha dado em nada. Tentei dar uma resposta positiva a uma ação desafortunada" A ação de descontentamento do jogador recebeu apoio de Neymar, que lançou a campanha #somostodosmacacos nas redes sociais, com uma foto sua e de seu filho com bananas na mão. A campanha foi muito difundida, inclusive por diversos jogadores como Lucas, Mario Balotelli e Luis Suarez, além de celebridades como Ivete Sangalo, Michel Teló e Luciano Huck. Mas também recebeu muitas críticas, principalmente após Huck colocar à venda uma camiseta com o slogan da campanha. Um dos que não gostou do slogan foi o próprio Daniel Alves, que não concorda em dizer que é um macaco, mas sim um ser humano. Além disso, ele afirma que não pretende ganhar nenhuma publicidade pela atitude. "Eu não gosto muito do #somostodosmacacos, porque acho que a gente é a evolução disso. Somos humanos e todos iguais. Acho que é isso que devemos defender", explicou o lateral. "Marcas me procuraram, mas eu não quero ganhar com isso, não quero popularidade. Não quero ganhar nada a não ser a luta contra o racismo", completou. Apesar de hoje reprovar a ação, o próprio Daniel Alves já havia defendido a campanha lançada por Neymar na última sexta-feira. Em entrevista à BBC, ele chamou os críticos da ação de hipócritas. "É hipocrisia criticar uma campanha contra o racismo. Os críticos estão se apegando ao contexto (o episódio da banana), e não ao objetivo, que é conscientizar as pessoas de que somos todos humanos e somos todos iguais", disse Daniel Alves.