Pesquisar este blog

sábado, 12 de outubro de 2013

Artilheiros do Maracanã, atacantes 'táticos' têm reviravolta em Bota e Fla

Os atacantes Hernane e Rafael Marques têm histórias semelhantes em seus clubes. Ambos chegaram a ser motivo de piada nas arquibancadas, mas deram uma guinada e hoje são referência em Flamengo e Botafogo. Prova disso é que os dois, que se enfrentam neste domingo, às 18h30, no Maracanã, são os maiores artilheiros da arena carioca após a reforma. O centroavante rubro-negro leva vantagem em relação ao alvinegro: nove gols contra cinco. Além dos gols, Hernane e Rafael Marques também conquistaram a confiança de seus treinadores pelo desempenho tático dentro de campo. Os dois fogem do esteriótipo do típico centroavante que fica parado dentro da área esperando para finalizar. Muitas vezes são visto ajudando na marcação, até mesmo no campo de defesa. Na vitória por 2 a 1 contra o Inter, o camisa 9 foi o segundo atleta que mais correu no jogo - 11 quilômetros - e saiu com cãibras. Hernane é o artilheiro do Flamengo na temporada com 26 gols. A marca é ainda mais expressiva levando-se em consideração o fato de que o atacante foi barrado após a contratação de Marcelo Moreno, hoje banco do "brocador", como é chamado carinhosamente pelos torcedores rubro-negros. "Ele é um rapaz que se doa muito, de vez em quando se desgasta até por conta disso. Sempre vem fechar a marcação no meio-campo, nos ajuda muito na parte tática, entende muito isso. Teve uma câimbra no final [da vitória sobre o Inter], mas com certeza vai estar pronto. Duvido que ele, que se diz artilheiro do Maracanã, não queira jogar contra o Botafogo", disse o técnico do Flamengo, Jayme de Almeida. Se Hernane é o artilheiro do novo Maracanã, com 9 gols, Rafael Marques também pode comemorar. O atacante do Botafogo aparece em segundo da lista, tendo balançado as redes em cinco oportunidades. Com 18 gols, ele é o maior goleador do Alvinegro em 2013, mesmo sendo deslocado para o lado direito do meio de campo após a saída de Fellype Gabriel. "O importante é que voltamos com a terceira colocação com a vitória sobre o Náutico. Isso dá mais confiança para o decorrer do campeonato e, lógico, para o clássico com o Flamengo. Chegar aqui e poder falar da vitória é mil vezes melhor do que dar satisfação por uma derrota. A gente estava querendo logo uma vitória. Nos últimos cinco jogos conseguimos só um ponto, e isso estava incomodando muito. Não via a hora de reencontrar a vitória. É mais importante do que qualquer gol", afirmou Rafael Marques após o triunfo sobre o Náutico, em Pernambuco. Botafogo e Flamengo se enfrentam neste domingo, às 18h30, no Maracanã. O Alvinegro é o terceiro colocado, com 46 pontos, e quer se consolidar ainda mais na zona de classificação para a Libertadores. Já o Rubro-negro, com 37, é o 7º e ainda sonha com a possibilidade de chegar ao G-4 – o Atlético-PR, com 45, é o último time dentro do grupo conquistando vaga na competição continental.

sexta-feira, 11 de outubro de 2013

Léo Moura usa preparação especial no Fla para manter boa fase no BR

O lateral Léo Moura não tem sentido o peso de seus 34 anos em uma das posições que mais exigem da parte física de um atleta. Destaque na vitória por 2 a 1 do Flamengo sobre o Inter na última quinta, o camisa 2 marcou um gol e deu uma assistência, atundo por 90 minutos. O fôlego também é resultado de uma preparação especial. Poupado de treinos mais intensos, o capitão está há dois jogos de igualar as aparições de 2012 no Brasileiro. Foram 23 partidas no torneio de 2012, ano em que se lesionou e teve atuações ruins, chegando a atuar no meio-campo para dar lugar a Wellington Silva, atualmente no Flu. Se disputar mais duas rodadas nesta edição, o camisa 2 igualará a temporada anterior em partidas. No quesito gols, a comparação é ainda melhor: dois tentos marcados atualmente contra nenhum nos dois últimos Brasileiros. A preparação tem sido cuidadosa. O camisa 2 foi poupado de algumas partidas da Copa do Brasil e muitas vezes não participa dos treinamentos com bola, como ocorreu durante esta semana. Além disso, o jogador aproveita os atalhos da experiência. Contra o Inter, foi só o 8º jogador do Flamengo que mais correu em campo. "O Léo Moura tem 450 jogos pelo Flamengo, uma história linda, fantástica. Tem uma qualidade muito grade na lateral e experiência. A gente está lidando com ele com mais carinho nesse período de jogos na quarta e no domingo. Conversei e disse que ele não precisa subir ao ataque cem vezes, mas quando chega lá no fundo, sabe muito. Pode nos ajudar bastante ainda", disse o técnico Jayme de Almeida.

quinta-feira, 10 de outubro de 2013

Djokovic supera chiliques de italiano e pega carrasco de Federer em Xangai

Novak Djokovic, antes de virar um dos principais tenistas do mundo, era conhecido no circuito por seus abandonos, que geravam suspeitas dos rivais de que o sérvio fingia lesões para evitar derrotas "feias". Na atualidade, um dos tenistas que mais irrita seus adversários com abandonos suspeitos é o italiano Fabio Fognini. E foi ele que protagonizou o duelo contra Djokovic nesta quinta, pelas oitavas do Masters 1000 de Xangai, com "chiliques". Mas o atual número dois do mundo superou as reclamações do italiano e bateu o adversário em sets diretos, parciais de 6-3 e 6-3 . Fognini chegou a ter uma áspera discussão com o árbitro de cadeira, no meio do segundo set, quando levou uma advertência. O italiano disse que o árbitro "falava demais" e levou uma sonora bronca, enquanto fazia gestos de "fala muito" com a mão. Além disso, ele gritou em diversos poontos perdidos e chegou a jogar uma bola propositalmente no logo de um dos patrocinadores do torneio. Djokovic, por sua vez, ignorou o italiano e, em pouco mais de 1h, venceu o duelo. Ele enfrentará, nas quartas de final, o francês Gael Monfils, que surpreendeu e bateu Roger Federer mais cedo, também nesta quinta. O primeiro set foi o mais tranquilo da partida. Djoko quebrou o italiano no quarto game e só precisou confirmar seus games seguintes para vencer o set. Ele teve ótimo aproveitamento nos saques, com 75% de acerto no 1° serviço e três aces, além de confirmar 83% dos pontos em seu próprio serviço. Na segunda parcial, o jogo começou mais complicado, com games longos. Mas isso durou até o quinto, quando Djoko quebrou facilmente o serviço de Fognini. Depois, não precisou forçar para confirmar seus serviços e, no 9° game, quebrou o saque do italiano para fechar a partida e continuar na briga por seu segundo título de Masters 1000 no ano (já conquistou Monte Carlo).

quarta-feira, 9 de outubro de 2013

Fla inicia negociação para devolver C. Eduardo a time russo, diz jornal

nsatisfeita com o desempenho de Carlos Eduardo neste ano, o Flamengo não deseja contar mais com Carlos Eduardo. De acordo com o jornal Extra, o clube rubro-negro já iniciou negociações com o empresário do atleta para devolvê-lo ao Rubin Kazan, time da Rússia. O movimento do Flamengo também seria para aliviar a folha salarial, já que o meia-atacante ganha R$ 550 mil mensais e tem contrato de empréstimo até o meio de 2014. Ainda segundo a publicação, o Flamengo deve chegar a um acordo com o Rubin Kazan para encerrar o acordo de forma antecipada. O time russo pagou cerca de R$ 72 milhões pelo jogador em 2010 e ampliou o seu contrato até 2016 antes de cedê-lo ao Rubro-negro. Caso não consiga devolver Carlos Eduardo, a alternativa do clube da Gávea é encontrar um time interessado no jogador e repassar esse contrato de empréstimo. O Rubin Kazan pode aceitar ter o jogador para o início de 2014, mas não abriria mão de uma compensação financeira. O empresário Jorge Machado já conhece o desejo do Flamengo a respeito de Carlos Eduardo. O agente ataca a diretoria rubro-negra e dá sinais de que não irá ajudar os dirigentes nas conversas para devolver o jogador. "Toda hora recebo ligação de gente dizendo que quer devolver. Toda hora vejo dirigente do Flamengo falando mal do Carlos Eduardo, o diretor de futebol falando que foi uma contratação mal feita. O Carlos Eduardo não tem parente no Flamengo. Tem que ser profissional e cumprir o contrato. São dirigentes amadores que expõem o jogador, em vez de dar moral. Ele foi jogado contra a torcida", disse o empresário ao Extra. De acordo com o empresário, o Flamengo não cumpre os acordos que fez com Carlos Eduardo no início do ano. Os salários do jogador, referentes aos direitos de imagem, estão atrasados. "Se não correspondeu à expectativa, tem que cumprir com o contrato assinado. Quando trouxe ele, me prometeram mundos e fundos, que seria tudo cumprido. O Flamengo tem que aprender a honrar o contrato. O Carlos não será uma mercadoria na mão de pessoas irresponsáveis", criticou Machado.

terça-feira, 8 de outubro de 2013

Pela primeira vez, presidente da CBF admite mudar o calendário de 2014

Duas semanas depois de lançado, o movimento Bom Senso F.C. saiu de reunião ontem com a CBF (Confederação Brasileira de Futebol) com uma boa notícia. Conforme a Folha apurou, o presidente da entidade, José Maria Marin, admitiu, pela primeira vez, mudar o calendário de 2014. Reprodução/Facebook/Bom Senso F.C. Símbolo do grupo de jogadores Símbolo do grupo de jogadores Na reunião com representantes do grupo, que conta com o apoio de cerca de 800 jogadores das séries A e B do futebol brasileiro, o dirigente disse que está trabalhando para alterar o período previsto para a pré-temporada. O Bom Senso foi criado por alguns dos principais atletas de futebol do país no mês passado para discutir com os cartolas a programação dos próximos calendários. No encontro de cerca de duas horas, Marin contou aos jogadores que negocia com os clubes e as emissoras de TV o adiamento do início dos Estaduais para 19 de janeiro. Pela programação original da CBF, os times iniciariam a temporada apenas quatro dias depois de voltar ao trabalho, no dia 8 de janeiro. Se o presidente, de fato, recuar, os jogadores terão dez dias de pré-temporada após um mês de férias. O gesto de Marin é uma tentativa de esvaziar seus opositores na eleição da CBF, que acontecerá em abril. Na semana passada, os presidentes das federações "rebeldes" já haviam anunciado que desobedeceriam a CBF sobre o início da próxima temporada. Na reunião, Juninho Pernambucano, do Vasco, e Seedorf, do Botafogo, foram os que mais reclamaram com os cartolas do atual modelo. Seedorf disse que o futebol brasileiro precisa melhorar a qualidade para que possa ser vendido ao exterior. Já Juninho criticou o breve intervalo entre as partidas e afirmou que a fraca atuação de vascaínos e flamenguistas anteontem é um reflexo do atribulado calendário atual. Reprodução/Facebook/Bom Senso F.C. Jogadores em reunião com o presidente da CBF, José Maria Marin Jogadores em reunião com o presidente da CBF, José Maria Marin No encontro, os atletas apresentaram uma pauta de reivindicação aos dirigentes da CBF de cinco pontos. São elas: 30 dias de férias para os jogadores por ano, período de pré-temporada maior, máximo de sete jogos a cada período de 30 dias, a adoção do chamado "fair play financeiro" e que comissões de atletas, treinadores e executivos dos clubes façam parte do conselho técnico das competições e entidades. "Em duas semanas, seremos chamados aqui [CBF] para conversar sobre os pontos e começar a definir objetivos e metas já para o ano que vem", afirmou o zagueiro Paulo André, do Corinthians. O goleiro Dida, do Grêmio, e o zagueiro Cris, também do Vasco, participaram do encontro na sede da CBF. Do lado da CBF, Marin, Marco Polo del Nero, um dos vices da entidade, e Carlos Eugênio Lopes, diretor jurídico, receberam o grupo. "Nós deixamos a bola nos pés da CBF para que ela se posicione e nos mostre atitudes benéficas para o futebol brasileiro", disse Paulo André, que descartou a possibilidade de organizar uma greve.

segunda-feira, 7 de outubro de 2013

Fla se preocupa com lado 'bipolar' e vê cobrança por ritmo durante 90min

A melhora no desempenho do Flamengo após a chegada de Jayme de Almeida ainda não é suficiente para deixar o ambiente tranquilo na Gávea. Na 12ª colocação no Campeonato Brasileiro, com 34 pontos, o clube rubro-negro já detectou um problema que precisa resolver no restante de temporada para se livrar de vez do risco de rebaixamento. A cobrança do treinador é acabar com o lado "bipolar" do time durante as partidas. O Flamengo consegue domínio em um tempo, mas perde ritmo em seguida e deixa escapar o controle do jogo. A missão de Jayme é dar regularidade ao time. E a cobrança para acabar com a oscilação vem do próprio treinador, que admite a falta de capacidade que a equipe tem em manter a intensidade durante os 90min de jogo. Foi assim neste domingo, quando o Vasco melhorou após o intervalo e conseguiu empate por 1 a 1 no estádio Mané Garrincha. Antes, Criciúma e Botafogo, por exemplo, conseguiram reagir por causa da queda do Flamengo dentro de campo na etapa complementar. "O Flamengo fez um primeiro tempo muito bom, repetindo o que fazemos desde o jogo com o Náutico. Criamos as melhores oportunidades e fizemos o gol. O Vasco mudou o modo de jogar no segundo tempo, mas estava tudo igual. Eles fizeram o gol numa jogada que o nosso lateral bobeou. O Vasco reagiu no erro nosso", lamentou Jayme de Almeida. O treinador rubro-negro destacou que é difícil que os jogadores que ganham chance durante a partida entrem em campo com o mesmo ritmo que os que titulares. "Os jogadores sentiram na metade do segundo tempo. Entrar no ritmo da partida é difícil, mas eles foram bem até o final", minimizou. Após o empate com o Vasco em Brasília, o Flamengo volta ao Rio de Janeiro para disputa da 27ª rodada do Brasileiro. O Rubro-Negro enfrenta o Internacional, em partida marcada para as 21h da quinta-feira. Flamengo x Vasco - 10 vídeos

domingo, 6 de outubro de 2013

Diego Costa diz que espera apenas liberação da Fifa para jogar pela Espanha

O atacante brasileiro Diego Costa quer defender a seleção da Espanha. Após marcar dois gols na vitória do Atlético de Madri sobre o Celta de Vigo, o camisa 19 declarou que depende apenas da liberação da Fifa para jogar pelos campeões do mundo. A polêmica ocorre pelo fato do jogador já ter defendido a camisa da seleção brasileira - contra a Rússia e Itália, este ano. "A decisão quem tem que tomar é a Fifa, não eu. A minha decisão já está tomada", declarou o artilheiro do Campeonato Espanhol, quando perguntado sobre o assunto. O imbróglio acontece pois a regra diz que um jogador pode apenas defender uma seleção profissional na carreira. Entretanto, como Diego Costa jogou apenas partidas amistosas, a Fifa ainda considera a possibilidade do atleta pode trocar de país. "Eu estou muito tranquilo. Tento sempre ficar distante destes temas. Não gosto de estar metido nisso, escutando coisas, porque o mais importante para mim é aqui, em campo, trabalhando para que as coisas aconteçam", desconversou. Apesar de já ter convocado o jogador, o técnico Luiz Felipe Scolari parece não contar com o centroavante. Mesmo com a lesão de Fred, o treinador tem convocado Alexandre Pato para ser opção a Jô no ataque da seleção brasileira. Enquanto isso, o técnico Vicente Del Bosque vê seus principais atacantes - Fernando Torres e David Villa - passando por má fase em seus clubes, o que tornaria Diego Costa uma opção viável para lutar por uma posição com Negredo e Soldado.