Pesquisar este blog

sexta-feira, 22 de novembro de 2013

Algoz de 1950 volta atrás e diz que declaração sobre Obdulio era uma piada

Pelo menos foi o que disse Ghiggia nesta sexta-feira em entrevista ao jornal El País: "Foram alguns garotos que vieram aqui há uns dois meses. Acho que eles eram de Montevidéu. Disseram-me que estavam fazendo um livro sobre piadas e me pediram para dizer que Obdulio era brasileiro. Foi o que eu fiz, mas disseram que deixariam claro que era tudo uma brincadeira", explicou o uruguaio de 86 anos, tentando contornar a situação. A declaração bombástica foi dada pelo ex-jogador a um grupo de estudantes universitários, em setembro, após ser perguntado sobre o ex-companheiro: "Obdulio era brasileiro, muitas pessoas não sabem. Quando jogava nos Wanderes, falava português. Muitos não vão acreditar, mas, eu que o conhecia quando Obdulio Varela começou a jogar futebol, sabia que ele era brasileiro, a maneira de falar", disse Ghiggia. Veja o vídeo acima. No final do Mundial de 1950, o atacante fez o gol da virada dos uruguaios sobre o Brasil, calando o estádio do Maracanã. A derrota ainda é vista como uma das mais inesquecíveis da história do futebol. O episódio ficou conhecido como Maracanazo.

quinta-feira, 21 de novembro de 2013

Kalil anuncia permanência de Cuca no Atlético-MG por mais uma temporada

O presidente do Atlético-MG, Alexandre Kalil, anunciou a renovação do contrato do técnico Cuca por mais uma temporada. O dirigente confirmou o acerto com o treinador no início da madrugada desta quinta-feira em mensagem postada em seu twitter: "Cuca renovou. Fica até o final do meu mandato". O empresário do treinador, Eduardo Uram, já vinha negociando com a diretoria atleticana a renovação do contrato que se encerra no final do ano. Cuca vinha evitando comentar o assunto durante entrevistas na Cidade do Galo, alegando que o Atlético está concentrado na disputa do Mundial de Clubes, em dezembro, no Marrocos. Apesar do desejo de permanecer no Atlético, Cuca tinha algumas pendências de cunho particular a serem resolvidas. O treinador precisava conversar com familiares antes de acertar o novo contrato com o clube mineiro. O principal problema é a distância da mulher Rejane e as filhas Maiara e Natasha, que moram em Curitiba, e seu desejo é que elas mudem para Belo Horizonte. Outra preocupação do treinador era com a sua mãe, Nilde Stival, que passou por cirurgia no coração na última semana. Apesar dos problemas, a diretoria atleticana acreditava na continuidade do trabalho de Cuca, que chegou ao clube em agosto de 2011 e conseguiu livrar o time mineiro do rebaixamento no Brasileirão. Os resultados começaram a aparecer em 2012, com o título estadual invicto e o vice-campeonato brasileiro. Nesta temporada, Cuca chegou ao seu auge à frente com a conquista da Libertadores, a primeira na história do Atlético e o principal feita na carreira do treinador. O time alvinegro ainda levou o bicampeonato estadual. Ampliar

quarta-feira, 20 de novembro de 2013

Fla encara Atlético-PR e inicia busca por tri da Copa BR e salvação em 2013

Após uma temporada irregular com três trocas de técnicos e campanhas ruim em quase todas as competições disputadas, o Flamengo começa, nesta quarta-feira, a tentar sua salvação no ano de 2013. O time da Gávea entra em campo às 21h50, no estádio da Vila Capanema, em Curitiba, para encara o Atlético-PR no duelo de ida dos rubro-negros pela final da Copa do Brasil. Em sua sexta final no torneio, o Flamengo tentará o tricampeonato da competição. As outras duas conquistas aconteceram em 1990 e 2006. Em 1997, 2003 e 2004, o time carioca foi vice. Já o Atlético-PR, que nunca havia chegado nas semifinais, tenta seu primeiro título da Copa do Brasil na história. E para conseguir o feito inédito, o "Furacão" contará com o apoio da maioria dos 17 mil torcedores que prometem lotar o acanhado estádio paranaense. Destes, pouco mais de 1.600 estarão apoiando o Flamengo. E se não terá maioria nas arquibancadas para este primeiro duelo, o Flamengo aposta na boa campanha da Copa do Brasil - 10 vitórias, um empate e uma derrota - e na tradição de sua camisa para conseguir um bom resultado fora de casa. "O importante é fazer um gol fora de casa. Temos que buscar isso e levar a decisão para o Rio de Janeiro. Vamos com tudo para manter a boa campanha que tivemos até aqui", disse o atacante Hernane, artilheiro da competição e um dos destaques do Flamengo na temporada. Para o primeiro jogo da decisão, o técnico Jayme de Almeida terá força máxima. O goleiro Felipe, recuperado de uma cirurgia no joelho esquerdo, será a novidade do time. Ele assume a vaga que vinha sendo ocupada pelo reserva Paulo Victor. A única dúvida do treinador é na defesa. Preocupado com o poder ofensivo do Atlético-PR em casa, Jayme pode montar um esquema com três zagueiros, colocando Samir na vaga de Luiz Antônio e deslocando André Santos para o meio. Pelo lado do Atlético-PR, a ideia é se recuperar após dois tropeços no Campeonato Brasileiro e tentar confirmar uma possível vaga para a Copa Libertadores pela Copa do Brasil. "A goleada para o Botafogo é passado. Nossa cabeça estava neste primeiro jogo decisivo. Já trocamos o 'chip' para a Copa do Brasil. Nossa equipe já mostrou a força dentro de casa e sabemos que essa primeira partida é fundamental no confronto. Não podemos falhar em nosso estádio", disse o atacante Ederson, que conta com o bom retrospecto dos paranaenses jogando em casa em 2013. Até o momento, foram 14 vitórias, quatro empates e apenas uma derrota atuando na Vila Capanema. Com força quase máxima, a única dúvida do técnico Vagner Mancini é na lateral esquerda. Pedro Botelho, que se recupera de lesão, é dúvida e pode dar lugar a Juninho. O veterano Paulo Baier, que não atuou no último fim de semana, está confirmado e é a grande aposta do Atlético.

terça-feira, 19 de novembro de 2013

Campeão no Fla em 2006, Luizão lamenta lesões e vê Hernane como sucessor

Campeão com o Flamengo da Copa do Brasil de 2006, Luizão acredita que poderia estar jogando a decisão deste ano, contra o Atlético-PR, se não fossem as inúmeras lesões que abreviaram sua carreira. Em entrevista ao UOL, o ex-atacante de 38 anos lamentou as mais de dez cirurgias que teve que fazer e revelou o sonho que tinha de jogar até uma idade mais avançada, como fazem alguns de seus contemporâneos. "Estaria jogando por aí tranquilamente. Essa turma que se cuidou arrebenta até hoje: Alex, Juninho e outros. Se as lesões deixassem, brincaria ali. Mas foi complicado. Operei tudo. Só o joelho foram umas sete vezes. Ainda tive problema no pé, na panturrilha, de hérnia. Isso me atrapalhou. Sei que eu tinha potencial para brilhar ainda", disse o agora empresário, que trabalha para o escritório do renomado agente português Jorge Mendes. E se não pode estar em campo, Luizão já sabe quem terá a missão de assumir o posto de artilheiro e campeão da Copa do Brasil que deixou vago. "É o Hernane. O garoto é muito bom e está em uma fase iluminada. Faz gol de tudo que é jeito. Tem potencial de goleador mesmo. Tomara que brilhe na final também", disse o ex-jogador que não esconde seu time de coração ao recordar a conquista de 2006. "Aquele título foi muito importante para mim. Era algo que eu precisava mesmo e eu ainda fiz um gol na final [o segundo no 2 x 0 do jogo de ida contra o Vasco]. Já tinha vencido Copa do Mundo, Libertadores, torneios fora do país, mas a Copa do Brasil era fundamental. Eu nunca tinha conquistado, e ainda era o meu time do coração. Sempre fui Flamengo. Tomara que a galera que está lá repita aquilo", disse o goleador que ainda teve passagens por Vasco, Corinthians, Palmeiras, Santos, São Paulo, entre outros, totalizando 16 clubes diferentes. Atenção com Paulo Baier Sem poder atuar, restará o sofá de casa com as imagens do jogo de quarta e as memórias de 2006. E de longe, Luizão vê o Flamengo favorito para repetir o feito de 2006, mas alerta para os perigos de um companheiros que se cuidou e joga até hoje. "É aquela história: quando deixam o Flamengo chegar, é difícil de segurar. Eu sei bem disso. Tudo pode acontecer em uma final, mas meu time é favorito. Tem é que fazer valer isso em campo. Além disso, tem que lembrar o bom time do outro lado. Gosto dos atacantes do Atlético-PR. Tem que marcar. E, claro, ter uma atenção toda especial com o Paulo Baier. Ele ainda joga demais e é decisivo. Se não apertarem, ele pode complicar", salientou. E apesar dos elogios, o empresário Luizão não apostaria no veterano, mas sabe bem os alvos de potencial nesta final. "Ficaria com Marcelo e Ederson, do Atlético, e o Paulinho, do Flamengo. São atacantes de muita qualidade. É bom ficar de olho", avisou o ex-goleador, que, mesmo com tanta gente boa, garantiu que ainda teria vaga. "Mole, mole. Ainda dava para mim no meio dessa galera. E eu iria decidir. Sou bom de final [risos]", encerrou Luizão.

segunda-feira, 18 de novembro de 2013

Rodada tira praticamente 5 times da Libertadores e deixa Vasco na lama

Com o título antecipado no Cruzeiro na última rodada, o que movimenta o Brasileirão nesse final é a briga por uma vaguinha na Libertadores ou para conseguir escapar do temível rebaixamento. E a 35ª rodada, que aconteceu nesse final de semana, acabou com o sonho de muitos times por aí. Faltando apenas mais 3 jogos para o fim do campeonato, Flamengo, Santos e Internacional perderam na rodada e deram adeus a qualquer tipo de chance de classificação para o principal torneio continental da América do Sul. Corinthians e São Paulo também decepcionaram e dependem de verdadeiros milagres. Na parte de baixo, o Vasco não fez a sua parte e está muito perto do descenso. O Fluminense, outro carioca em situação delicada, conseguiu vencer e respira mais aliviado. Mas quem está rindo à toa com o término da rodada são os times da parte de cima da tabela. Goiás e Grêmio venceram e estão com um pé na Libertadores. O time gaúcho é o vice-líder, com 60 pontos, e tem 82,5% de confirmar a sua classificação nas próximas três rodadas. O alviverde, por sua vez, derrotou o Inter, chegou aos 59 pontos e tem agora 69,8% de chances. Por incrível que pareça, quem também pôde acordar sorrindo nesta segunda-feira foram os torcedores do Atlético-PR. Apesar da espantosa goleada sofrida para o Botafogo, os paranaenses caíram para a quarta posição, mas têm enormes 86,8% de chances de se classificar. Isso porque enfrentarão adversários teoricamente mais fáceis que os rivais goianos nas três rodadas restantes (Náutico e Vasco, em casa, e Santos, fora). Na sequência da tabela vem o Botafogo, com 57 pontos e 55,7% de chances de classificação, e o Vitória, com 54 pontos e apenas 5% de chances. A situação dos times paulistas é a mais complexa. O Corinthians, com 49 pontos e pouco mais de 0% de chances de Libertadores, precisa vencer os seus três últimos jogos (Flamengo, Internacional e Náutico), torcer para uma incrível combinação de resultados e ainda rezar para que o Atlético-PR vença a final da Copa do Brasil diante do Flamengo, o que transformaria o G-4 em G-5. O São Paulo tem a mesma pontuação e a situação é bastante semelhante à do rival. Com a derrota neste domingo para o Fluminense, no Maracanã, o tricolor ficou em situação bastante complicada e deverá apostar todas as suas fichas em um possível título da Copa Sul-Americana, que também dá a tão sonhada vaga para a Libertadores. A equipe comandada por Muricy Ramalho está nas semifinais da competição e enfrentará a Ponte Preta.

domingo, 17 de novembro de 2013

Grêmio acerta liberação e acredita que M. Moreno irá atuar pelo Flamengo

As direções de Grêmio e Flamengo acertaram a liberação e Marcelo Moreno poderá enfrentar o clube gaúcho que detém os direitos econômicos e federativos do atacante boliviano no domingo. Como ocorreu no primeiro turno do Brasileiro, os cariocas poderão trocar o valor da multa, que gira em torno de R$ 300 mil, por créditos que tem direito a receber do tricolor do Porto Alegre. "No primeiro jogo houve uma conversa entre os presidentes dos clubes e ficou acertado que haveria uma compensação. Um crédito que o Flamengo teria com um crédito que o Grêmio teria, assim ficou acertado. Conversei com o [gerente de futebol, Paulo] Pelaipe e há a intenção do Flamengo de utilizar o jogador. Se acontecer como foi no primeiro jogo do Brasileiro, não tem problema. Se é que ele vai ser utilizado", afirmou o gerente executivo de futebol, Rui Costa, à Rádio Guaíba. Apesar do cartola não ter certeza que o atacante irá jogar, os jogadores de defesa do Grêmio se mostram concentrados em enfrentar um adversário forte, independente do time ser formado por titulares ou suplentes. Porém, todos acreditam que Moreno estará em campo e fará de tudo para mostrar que tem condições de ser utilizado no tricolor gaúcho em 2014. "Deve ser o Moreno que vai jogar. Ele é um cara que vai querer mostrar e dar a vida na Arena. Então, não sei se vai ser melhor ou pior. O Flamengo tem grandes jogadores. Clube de tradição e com uma camisa muito forte. Quem entrar vai dar o máximo para querer mostrar. Vamos jogar em casa e precisamos somar três pontos", declarou Rhodolfo. Grêmio e Flamengo se enfrentam no domingo, às 19h30, na Arena. Após 34 rodadas, os gaúchos somam 57 pontos e ocupam a terceira colocação. Os cariocas estão na 11ª com 45.