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quinta-feira, 26 de dezembro de 2013
Fifa e Match são multadas em R$ 1 mi por desrespeitar código do consumidor
A Fifa e a Match, empresa contratada pela entidade para vender os ingressos para os jogos, foram multadas em R$ 1 milhão pelo Procon de Pernambuco devido a problemas enfrentados por torcedores durante a Copa das Confederações.
Segundo o Procon, a Fifa e a Match desrespeitaram o código de defesa do consumidor por não oferecerem informações corretas sobre os ingressos aos torcedores.
O inciso III do artigo 6º do código diz que todo consumidor tem direito a "informação adequada e clara sobre os diferentes produtos e serviços, com especificação correta de quantidade, características, composição, qualidade, tributos incidentes e preço, bem como sobre os riscos que apresentem".
Dezenas de torcedores procuraram a OAB-PE (Ordem dos Advogados do Brasil de Pernambuco) reclamando que pagaram por um ingresso próximo ao campo e ficaram em um assento distante do gramado ou que compraram mais de dois ingressos, mas tiveram que ficar separados dos seus acompanhantes.
No entendimento dos advogados, a Fifa e a Match não informaram corretamente onde eram os lugares que estavam à venda. A OAB-PE fez, então, uma reclamação formal ao Procon em julho, após o fim do torneio. A representação foi julgada em 16 de dezembro.
Após serem notificadas, Fifa e Match têm dez dias para pagar a multa - cada empresa terá que desembolsar R$ 500 mil.
"Com a decisão, queremos reforçar que a lei se aplica a todos e a FIFA não está imune às normas de proteção ao consumidor", afirmou o presidente da OAB-PE, Pedro Henrique. "Vamos continuar atentos para que o mesmo problema não volte a acontecer no próximo ano, na Copa do Mundo."
domingo, 22 de dezembro de 2013
Flamengo estreita relação e aposta em torcida para alavancar rendimentos
Que o torcedor do Flamengo é apaixonado e não mede esforços pelo clube não é nenhuma novidade. Se antes a relação não era tão bem 'explorada' o cenário é diferente após a final da Copa do Brasil – e a polêmica com o valor dos ingressos. Mas para 2014 a história parece ser diferente. Carnês, expansão da marca e novos produtos, são algumas das apostas para alavancar ainda mais os rendimentos do Rubro-negro.
De olho no retorno que clubes como Internacional e Grêmio têm, a diretoria do Flamengo aposta no programa sócio-torcedor para que essa conta fique ainda maior. Com funcionamento desde abril, o Rubro-negro já ultrapassou o Corinthians e hoje é o terceiro nessa lista.
"Em abril desse ano, nós não tínhamos um programa de sócio-torcedor, e agora já somos o terceiro no Brasil, e o clube mais rentável de todos" disse o vice de marketing do clube, Luiz Eduardo Baptista, ao site Magia Rubro-Negra.
Segundo uma pesquisa feita pela Pluri consultoria e a Stochos Sports & Entertainment, em 2013, o Flamengo é o clube com a maior torcida do Brasil, contabilizando 17% do total. Dando assim mais um motivo para incentivar a diretoria do Rubro-negro.
"Na gestão da Patricia Amorim, o Flamengo arrecadou R$ 50 milhões de reais em três anos de administração e teve uma renda líquida de R$ 20 milhões. Na nossa, o clube arrecadou R$ 50 milhões em um ano e ficou com R$ 21 milhões", complementou o dirigente.
Ainda segundo Luiz Eduardo Baptista, o foco para 2014 é aumentar essa arrecadação junto com o aumento do número de sócios, produtos e lojas. Além do carnê do Maracanã. "A gente não vai sossegar enquanto não colocar o Flamengo no topo do mundo", finalizou.
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