Pesquisar este blog

terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Pet rasga elogios a Zé Roberto e coloca Andrade entre os grandes técnicos do Brasil

Andrade e Zé Roberto: funções e cargos completamente diferentes, mas uma coisa em comum, já que ambos têm participação direta na arrancada do antes desacreditado Flamengo no Campeonato Brasileiro. Hoje, o time depende apenas de uma vitória (encara o Grêmio, domingo) para ser campeão e, segundo Petkovic, estas duas peças fizeram muito a diferença.

FLAMENGO: PENTA X HEXA
O questionamento sobre a possibilidade de o Flamengo poder ser penta ou hexa campeão brasileiro vem do Nacional de 1987. Naquele ano, os maiores times do Brasil criaram o Clube dos 13 e um Brasileirão independente da CBF, a Copa União. Inicialmente, a entidade apoiou o torneio, mas depois criou o seu, o chamando de Módulo Amarelo, enquanto o outro virou Módulo Verde.

O Flamengo foi campeão do Módulo Verde vencendo o Inter na decisão. A CBF então convocou as duas equipes para fazerem um quadrangular final com Sport e Guarani, finalistas do Módulo Amarelo. Cariocas e gaúchos se recusaram a entrar na disputa, então a CBF oficializou o Sport, vencedor do Brasileirão da entidade, como campeão nacional de 1987.

Outra questão indefinida por conta de 1987 é a Taça das Bolinhas, que deveria ficar definitivamente com o primeiro pentacampeão brasileiro ou com o primeiro tricampeão consecutivo. Por não reconhecer o Flamengo vencedor de 1987, a CBF dão deu o troféu para o time após o título nacional de 1992, mas também não o entregou ao São Paulo, primeiro penta em 2007 pela entidade.
Para o amigo Zé, elogios e a lembrança de que nunca deixou de acreditar no companheiro. Ao pacífico Andrade, uma análise detalhada, envolvendo experiência, perspicácia e até uma avaliação psicológica sobre o jeito de ser do comandante.

"O Zé Roberto foi totalmente . Falaram muita coisa dele, mesmo dentro do Flamengo. Mas eu sempre disse que ele iria voltar a jogar bem. E eu não sou. Conheço futebol, estou há 21 anos na profissão. Conheço. Sei analisar isso", avaliou Pet, complementando.

"A humildade é a maior arma do Andrade. Isso ajuda muito. Acaba confundindo as pessoas. Porque acham que o técnico tem de ser impor, ser, e ele foge a isso. Essa tranqüilidade dele faz a diferença. É um cara especial", emendou.
Petkovic considera que o treinador, após a campanha com o Flamengo, está solidificado como um profissional da área e já faz parte do mercado de grandes técnicos. Por isso, espera que Andrade siga no Flamengo em 2010.

"Agora ninguém pode mais falar dele, criticar o Andrade. Ele mostrou o quanto é bom, sabe das coisas e como um grande jogador que foi sabe lidar com os atletas. Por isso deu certo. Ele pode treinar qualquer time", afirmou.

'Virada de mesa' foi decisiva para polêmica em torno do título brasileiro de 1987

Se, oficialmente, o Sport é considerado o campeão brasileiro de 1987, por que o Flamengo reivindica esta mesma conquista? Às vésperas da rodada decisiva do principal torneio de futebol do país, o UOL Esporte relembra a polêmica ocorrida há 22 anos e mostra porque os torcedores de ambos os clubes podem se considerar vencedores naquela temporada.

Toda a polêmica em torno do assunto começou pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF). A principal entidade do futebol nacional, que hoje tem lucro de milhões todos os anos, em 1987 enfrentou o seu pior momento. Incapaz de organizar um Campeonato Brasileiro, o órgão delegou esta função aos próprios clubes, dando o seu aval para esta empreitada.


Leonardo carrega troféu em alusão à conquista do Flamengo da Copa União, realizada em 1987


'Taça das bolinhas' é reivindicada pelo Flamengo, mas CBF não reconhece título brasileiro de 1987

PRESIDENTE DO SPORT DESCARTA HEXA DO FLA
FLAMENGO BLINDA ELENCO E PROÍBE ENTREVISTAS
Foi desta forma que os times mais tradicionais na ocasião se reuniram para criar a Copa União, união esta que viria a culminar com o surgimento do Clube dos 13. Dispostos a viabilizar uma competição, as equipes buscaram juntas patrocínios e ainda fecharam um acordo com a Rede Globo.

Dessa forma, Atlético-MG, Bahia, Botafogo, Corinthians, Cruzeiro, Flamengo, Fluminense, Grêmio, Internacional, Palmeiras, Santos, São Paulo e Vasco da Gama (fundadores da Copa União e do Clube dos 13) convidaram Coritiba, Goiás e Santa Cruz e montaram um torneio com 16 equipes.

Após dois turnos, Atlético-MG, Flamengo, Internacional e Cruzeiro chegaram às semifinais. Cariocas e gaúchos venceram seus confrontos e, após os dois jogos das finais, os flamenguistas comemoraram o título.

Essa poderia ser a única história do campeonato nacional de 1987, se não fosse, novamente, pela CBF. Mesmo com o aval ao novo torneio, a entidade resolveu montar uma competição própria, mesmo com a Copa União já em andamento.

Dessa forma, a CBF instituiu que a Copa União, com os 16 clubes que já estavam jogando entre si, passaria a ser o Módulo Verde da competição. Além dela, a entidade máxima do futebol instituiu o Módulo Amarelo, com times que não estavam neste primeiro "pelotão", mas que não poderiam ser considerados de segunda divisão, casos do Guarani, vice-campeão no ano anterior, por exemplo.

No novo Módulo Amarelo, 16 times foram divididos em dois grupos. Os escolhidos foram América-RJ, Atlético-GO, Atlético-PR, Bangu, Ceará, Criciúma, CSA, Guarani, Inter de Limeira, Joinville, Náutico, Portuguesa, Rio Branco, Sport, Treze e Vitória.

Chegaram à final Guarani e Sport. Os paulistas venceram a primeira partida, em Campinas, por 2 a 0. Os pernambucanos, por sua vez, derrotaram o adversário em seus domínios e, após um empate por 0 a 0 na prorrogação, a decisão foi para os pênaltis. Depois de 11 cobranças convertidas para cada lado, os dois clubes fecharam um acordo para dividir o título.

A polêmica começa a partir deste momento. Quando decidiu aumentar o número de clubes na Copa União, a CBF instituiu que os dois primeiros colocados dos módulos Verde e Amarelo deveriam se enfrentar em um quadrangular para, aí sim, definir quem seria o campeão daquela temporada.

O problema é que os participantes do Módulo Verde sempre foram contra esta proposta e, quando o quadrangular foi realizado, Flamengo e Internacional simplesmente não jogaram. Desta forma, a CBF considerou que as partidas de Sport e Guarani contra esses dois clubes foram vencidas por W.O.

Dessa forma, já no começo de 1988, Sport e Guarani voltaram a fazer uma espécie de final. No primeiro confronto, empate por 1 a 1 e, no dia 7 de fevereiro, os pernambucanos venceram por 1 a 0 e foram intitulados, pela CBF, campeões brasileiros de 1987.

O CAMPEÃO DE 1987
Nas estatísticas do UOL Esporte, Sport e Flamengo passam a ser considerados campeões de 1987.
Assim, o Flamengo foi o vencedor do torneio disputado entre os idealizadores da Copa União, competição que teve aval da CBF, enquanto o Sport ganhou outra competição criada posteriormente pela própria entidade que comanda o futebol brasileiro.

Posteriormente, o Sport ganhou na Justiça o direito de ser considerado o único vencedor em 1987. A CBF, no entanto, já ensaiou considerar também o Flamengo como ganhador. Quando o goleiro Zé Carlos , por exemplo, a entidade publicou uma carta exaltando, entre outros títulos, o de campeão brasileiro de 1987, ano que o jogador defendeu, justamente, a equipe carioca.