Pesquisar este blog

sábado, 14 de junho de 2014

No Brasil, jornalistas espanhóis apontam derrota "ridícula e desastrosa"

Ao fim da goleada de 5 a 1 da Holanda contra a Espanha, na estréia das duas equipes na Copa do Mundo do Brasil, os jornalistas espanhóis estavam tão abatidos quanto os jogadores. Conhecidos por torcer abertamente pela seleção nacional, muitos deles estavam na área de entrevistas com camisas da seleção. Em uma breve avaliação, o resultado foi classificado como "inesperado", "ridículo" e coisa de time pequeno. Jordi Gil Torres, do jornal Sport, jornal de Barcelona, diz que o resultado foi inesperado, sobretudo. "Uma coisa é perder. Outra coisa é atuar como uma equipe pequena, de segunda categoria", disse ele. Entre os jogadores, o que pareceu mais contrariado foi o meia do Barcelona Iniesta, que atravessou o corredor de jornalistas sem sequer dar uma palavra. Passou rapidamente, como se todos fossem invisíveis. Gil Torres diz que a equipe espanhola deve passar por mudanças para a próxima partida, contra o Chile, em Porto Alegre. "O time tem qualidade para se recuperar, mas se não vencer o Chile, praticamente se despede da Copa. Vai ser muito difícil se classificar com quatro pontos", diz ele. Um eventual empate contra o Chile deixaria a Espanha apenas com a possibilidade de vencer a Austrália, na última rodada, alcançando no máximo quatro pontos. Por conta do saldo de gols negativo (-4), o time ainda precisaria de uma goleada para manter qualquer chance de classificação. Juan Bautista Martinez, do jornal La Vanguardia, diz que o resultado foi desastroso. Em sua análise, na segunda etapa, a Espanha perdeu a atenção competitiva e o interesse por defender. "Foi um resultado inesperado, desastroso e ridículo. Pode fazer com que a Espanha chegue à última rodada sem depender de si. Segundo ele, isso ainda abre a possibilidade de Holanda e Chile fazerem um jogo de conveniência na última rodada. "Foi muito longe da estreia que se esperava. Vamos ver o poder de reação do time", diz ele.

quinta-feira, 12 de junho de 2014

Copa começa e escreve um novo capítulo na história do Brasil

É impossível prever o que acontecerá no gramado a partir das 17h (horário de Brasília) de hoje quando os atacantes Neymar e Fred darão os primeiros toques na bola para iniciar a Copa do Mundo de 2014, no Itaquerão, em São Paulo. Além deles, porém, uma coisa é fato: o torneio já bateu a marca de maior evento da história do país. A audiência somada de todos os jogos deverá chegar a três bilhões de pessoas. Outras três milhões acompanharão as partidas nos estádios. Estarão envolvidos 736 jogadores; 170 mil homens farão a segurança, entre agentes particulares, policiais e membros das Forças Armadas do Brasil. Seis bilhões de reais terão sido investidos pelo mercado publicitário. Os mesmos seis bilhões serão lucrados pela Fifa. O poder público brasileiro colocou R$ 8 bilhões no esforço de construir ou reformar as 12 arenas. Ao todo, considerando todas as obras e aquisições feitas pelo governo brasileiro e pelos governos estaduais e municipais para receber a Copa, o dinheiro público empenhado é da ordem de R$ 30 bilhões, cifra que inclui investimentos que ficarão aqui após a Copa, como reformas e aeroportos e construção de obras de mobilidade urbana. A Copa é o maior evento mundial que o Brasil já recebeu, superando a Copa de 1950, a Eco-92, os Jogos Pan-Americanos de 2007 e a Rio+20 sob os mais variados aspectos. E escancarou, aos olhos do mundo, as riquezas, mazelas e contradições da sétima economia do planeta. O discurso oficial no já longínquo 30 de outubro de 2007, quando foi anunciada a sede do Mundial, nos apresentava um projeto de país que queria usar o torneio como propaganda de seus feitos recentes, de sua nova cara e posição no planeta. Nesse sentido, a Copa seria a materialização do protagonismo brasileiro no mundo moderno, um país que havia estabilizado sua economia, consolidado sua democracia, tirado milhões de pessoas da miséria e virado mediador na geopolítica internacional. Em 2009, quando o mundo assistiu a uma crise econômica que tomou conta das nações mais desenvolvidas do globo, notadamente os países da Europa e os Estados Unidos, a posição brasileira de destaque no contexto internacional se intensificou. Por aqui, a crise não freou o consumo interno, não gerou uma maciça onda de desemprego nem pôs em risco os programas sociais. Assim, a organização da Copa do Mundo viria coroar este novo Brasil. Sete anos depois da escolha do país como sede do torneio, porém, a alta desaprovação popular ao evento, o gasto desenfreado de dinheiro público, as manifestações que tomam as ruas há mais de um ano, os atrasos e as obras de infraestrutura que não saíram do papel fazem um retrato muito mais próximo da realidade nacional do que a propaganda oficial pretendia.

terça-feira, 10 de junho de 2014

Seleção da redenção: como os jogadores mudaram para tentar o hexa em casa

Nunca é fácil chegar a um grupo de 23 afortunados que podem brigar por uma Copa do Mundo, mas para o elenco formado por Luiz Felipe Scolari o processo foi ainda mais difícil que o normal. Por problemas diferentes, que vão desde o exagero na vida extra-campo até o comportamento dentro dele, ao menos cinco jogadores da seleção atual tiveram de se "regenerar". Recuperados, focados e livres do passado polêmico, eles ajudam a compor o Brasil heterogêneo que vai buscar o hexa em casa. A redenção pessoal faz parte das histórias de Júlio César, Marcelo, Fred, Maicon e Jô, três titulares e dois reservas de primeira hora de Felipão.

segunda-feira, 9 de junho de 2014

Neymar dá susto em treino da seleção

Neymar deu um susto no treino da seleção brasileira nesta segunda-feira em Teresópolis. Em um lance isolado, o jogador sentiu o pé direito, caiu em campo e a atividade foi paralisada por cerca de um minuto. O médico José Luis Runco entrou em campo, prestou atendimento e o atacante voltou ao treino. Na hora em que sentiu, Neymar estava correndo ao lado de Fernandinho. Possivelmente, se tratou de um passo dado de mau jeito. Em determinado momento do treino, Felipão gritou: "Cuidado para não machucar, pelo amor de Deus". O grito, porém, não foi para ninguém em específico. O treino foi separado entre os titulares e os reservas. Os titulares foram os usuais, fotmação usada desde a Copa das confederações.: Júlio César, Daniel Alves, Thiago Silva, David Luiz e Marcelo; Luiz Gustavo, Paulinho e Oscar; Hulk, Neymar e Fred. Ninguém foi poupado da atividade, que teve aquecimento com bola em dois toques. Os goleiros também fizeram treino em separado. David Luiz e Hulk marcaram os gols dos titulares. "Invasor" A reação inicial da imprensa foi pensar que se tratava de um drone - o mini avião que pode ser comandado de maneira remota. O programa Pânico, por exemplo, já usou esse expediente para invadir A Fazenda, reality show da Record. Nesta segunda ,aparentemente, não foi um drone que "invadiu" a Granja Comary. De longe, o objeto parecia uma mini asa-delta motorizada. O aeromodelo deu rasantes acima das cabeças dos jogadores por alguns minutos e depois deixou o espaço aéreo da granja. Felipão, depois de um momento de surpresa inicial, não deu atenção ao objeto.

domingo, 8 de junho de 2014

Sem render em 2014, Ronaldinho mostra empenho durante 'férias'

Em ritmo de recuperação física, Ronaldinho Gaúcho encerrou a semana com mais um treino neste sábado antes de ganhar o domingo de folga. Sem conseguir repetir as boas atuações de 2012 e 2013, o meia-atacante tem demonstrado comprometimento em resgatar o bom futebol no Atlético-MG. Desde que chegou ao clube mineiro, no final de abril, o técnico Levir Culpi mandou recado aos jogadores, dizendo que para permanecer na equipe terá de render e mostrar números positivos. A situação chegou até a causar um mal estar entre o treinador e Diego Tardelli, que parece ter ficado no passado e o camisa 9 já voltou a jogar. Levir disse que espera mais foco do camisa 10 para voltar a apresentar o mesmo nível de atuações que teve na campanha do vice-campeonato brasileiro, em 2012, e do título da Libertadores, no ano passado. Em entrevista ao canal Fox Sports, ele citou como exemplo o português Cristiano Ronaldo, que hoje ocupa o posto de melhor jogador do mundo, que já foi do craque atleticanos anos atrás. "O maior jogador do mundo atualmente é o Cristiano Ronaldo. Mas por quê? Você sabe que ele faz mil abdominais por dia? Ele é obcecado pelo próximo objetivo. Se você não tiver objetivo, você não consegue. O jogador tem de traçar um objetivo. Um jogador com a qualidade do Ronaldinho se ele traçar um objetivo, como, por exemplo, ele queria ser campeão da Libertadores, não tem quem segure", disse Levir. Durante a semana o meia atleticano deu uma resposta positiva ao treinador alvinegro. Se recuperando de uma lesão muscular na coxa esquerda, o atleta treinou firme enquanto os outros jogadores curtiam o período de férias. Como os demais lesionados fizeram trabalhos de academia, Ronaldinho treinou sozinho praticamente durante toda a semana na Vila Olímpica. Apesar de não poder curtir as 'férias', o jogador mostrou empolgação em retornar aos gramados e sempre utilizou o bom humor durante as atividades. Neste período foi comum a interação com os torcedores, que aproveitaram a oportunidade para ver e tietar o ídolo, que segue com o prestígio em alta com grande parte da torcida. O último treino do camisa 10 foi neste sábado pela manhã. Ele folga no domingo e retorna às atividades na segunda-feira. O meia só terá a companhia dos outros atletas a partir de quarta-feira, dia 11, quando o grupo se reapresenta e fica por lá até o dia 15, véspera da viagem para a China. O clube fará uma excursão ao país asiático e terá três amistosos, contra Guizhou Renhe, em Taiyuan, o dia 22 de junho, o Jiangsu Shuntian, em Nantong City, no dia 25, e o Guangzhou Evergrande, em Nanning City, no dia 28. Todos os jogos estão marcados para às 19h30, no horário local. Ronaldinho é a principal atração dessa excursão e ele está se esforçando para estar bem fisicamente e atuar nos três jogos. A expectativa é de que as partidas sirvam para dar mais ritmo e confiança ao jogador, que disputou apenas 13 jogos e marcou somente um gol na temporada. A recuperação do atleta faz parte do planejamento da comissão técnica visando o primeiro jogo logo após a Copa do Mundo, que já será uma decisão para o alvinegro. O time encara o Lanús, no dia 16 de julho, na Argentina, pela primeira partida da Recopa Sul-Americana.