Pesquisar este blog

sábado, 16 de janeiro de 2016

PSG desiste de contratar Cristiano Ronaldo e mira Neymar, diz jornal

O Paris Saint-Germain quer Neymar como reforço para o meio do ano. A informação é do jornal francês L' Equipe. Como trunfo para tirar o atacante brasileiro do Barcelona, o clube de Paris quer mostrar ao atleta que não haverá tantas dificuldades fiscais no país em comparação à Espanha. A família de Neymar é investigada na Espanha. Recentemente, Neymar Santos, pai do jogador, declarou ao El País que o "o melhor é ir embora" diante dos altos impostos. Neymar tem contrato até o meio de 2018 e vem recusando seguidos pedidos da diretoria do Barcelona para estender o vínculo. A equipe catalã oferece novo contrato até 2021. Inicialmente, o alvo do clube de Paris era Cristiano Ronaldo. Mas o Real Madrid pretende segurar o craque português após punição da Fifa ao time espanhol, que está impedido de fazer contratações até a janela do fim do ano. O PSG quer ter mais uma estrela em seu elenco para o começo do segundo semestre. Seu principal jogador, Zlatan Ibrahimovic, tem contrato até junho e não definiu se amplia seu contrato com o PSG.

quinta-feira, 14 de janeiro de 2016

Na mira de quatro clubes, Neymar quer renovar com Barcelona, afirma jornal

Pelo menos quatro times da Europa querem tirar Neymar do Barcelona: Real Madrid, Manchester City, Manchester United e Paris Saint-Germain. A informação foi divulgada nesta quarta-feira pelo jornal espanhol Mundo Deportivo. O brasileiro tem contrato com o clube catalão até junho de 2018, com multa rescisória de 190 milhões de euros. Mesmo com o preço alto, está presente na lista de compras de rivais do Barça. O Manchester United teria procurado o camisa 11 no início da temporada 2015/2016, inclusive com oferta ao Barcelona para contratar. Recebeu uma resposta negativa, mas segue com o brasileiro no radar. Manchester City e Real Madrid entraram recentemente na disputa. O clube inglês poderia levar o jogador caso contrate o técnico Pep Guardiola. Já o clube espanhol sabe que Cristiano Ronaldo pode se transferir em um futuro próximo, e precisaria de um jogador de destaque para ocupar a vaga de galático diante da exigente torcida madridista. "Atualmente", segundo o jornal espanhol, "apenas Neymar é visto com esse perfil". O empresário do jogador, Wagner Ribeiro, teria interesse na transferência. E até o ex-lateral Roberto Carlos, com bastante influência junto à diretoria do Real, também faz pressão por uma possível negociação. "Posso levá-lo ao Real Madrid. Ele é muito jovem. Estou certo de que, no ano que vem, ele vai terminar ainda mais acima na Bola de Ouro", discursou o ex-camisa 3. Mas quem surge com força na disputa por Neymar é o Paris Saint-Germain. Segundo o jornal espanhol, o clube "estaria disposto a pagar 300 milhões (de euros) por ele – os 190 milhões da cláusula (rescisória), mais os impostos" pela contratação do jogador por cinco anos. Entretanto, de acordo com a publicação catalã, "Neymar não pensa em outra coisa além de continuar sua carreira no Barça". "O craque está muito feliz com o clube, com seus companheiros e com a cidade, e não pensa em se mudar nem por todo o ouro do mundo", descreve. A tendência, ainda segundo o diário, é que o pai de Neymar – "pessoa de sua maior confiança e responsável por cuidar de seus interesses" – negocie um novo contrato com o Barcelona. As duas partes já conversam "sem pressa e sem pausa" para prorrogar o vínculo do jogador.

terça-feira, 12 de janeiro de 2016

Wendell Lira bate figurões e leva prêmio de gol mais bonito do ano

Pela primeira vez, o gol mais bonito do ano não vem da elite do futebol mundial. Apoiado por uma forte campanha nas redes sociais, o brasileiro Wendell Lira saiu do modesto Campeonato Goiano, onde brilhou com uma meia bicicleta pelo ainda mais modesto Goianésia, para brilhar em Zurique. Em uma eleição aberta com mais de 1,6 milhão de votantes, ele bateu Messi, Tevez e outros figurões, venceu o prêmio Puskas na festa de gala da Fifa e fez história. "É o melhor dia da minha vida. Poder estar aqui conhecendo grandes jogadores que são meus ídolos, que conhecia só de videogame. Queria agradecer minha família, nação brasileira que votou em mim, minha esposa e minha filha", disse Wendell Lira, que citou a Bíblia ao receber o prêmio. "Queria deixar uma passagem. Quando Golias apareceu disseram: 'ele é muito forte, grande, não tem como ganhar dele'. Davi disse: 'Ele é muito grande, não tem como não acertar ele'. É assim que temos de enfrentar os problemas diários em nossa vida e é assim que agradeço", disse o jogador, que recebeu 46,7% dos votos contra 33,3% de Messi, o segundo colocado. O título do brasileiro é simbólico. Antes dele, a honraria só havia sido dada a gols marcados em campeonatos de ponta. Foi na Copa do Mundo, por exemplo, que James Rodriguez trilhou seu caminho para ganhar a disputa no ano passado. O mais longe do topo que o prêmio Puskas chegou desde 2009, quando foi criado, foi o Brasileirão (com Neymar, em 2011) e o Campeonato Turco (com Stoch, em 2012). Wendell está tão distante do mundo de gala da Fifa que estava sem clube quando soube da indicação. Depois do golaço pelo Goianésia no Campeonato Goiano de 2015, ele ficou sem contrato e só arrumou emprego recentemente, no Vila Nova. Hoje ele vive seus minutos de fama global frequentando uma festa exclusiva ao lado de nomes como Messi, Cristiano Ronaldo e Neymar, os finalistas da Bola de Ouro. O caráter inusitado da escolha da Fifa fez dele uma estrela das redes sociais. Sua vitória foi "patrocinada" por sites populares que fizeram campanha ao longo dos meses para que ele vencesse. Como o prêmio é decidido pelo público, Florenzi (Roma) e Messi (Barcelona) não foram páreos para o brasileiro. Ganhadores do Prêmio Puskas: 2009 – Cristiano Ronaldo (Portugal) 2010 – Hamit Altintop (Turquia) 2011 – Neymar (Brasil) 2012 – Miroslav Stoch (Rússia) 2013 – Zlatan Ibrahimovic (Suécia) 2014 – James Rodriguez (Colômbia) 2015 – Wendell Lira (Brasil)

domingo, 10 de janeiro de 2016

Ministério do Esporte atrasa pagamento do Bolsa Atleta

Mesmo com as Olimpíadas e as Paralimpíadas batendo à porta, o esporte não está imune à crise econômica. O Bolsa Atleta, programa criado pelo governo federal em 2005, está atrasado, e a maioria dos bolsistas não recebeu até cinco parcelas das 12 de 2015. O Ministério do Esporte, que, ao menos, está em dia com o Bolsa Pódio — para atletas da elite de esportes individuais com chances de medalha em 2016 —, não tem cronograma para quitar a dívida. A situação é complicada para quem recebe o Bolsa Atleta: atletas individuais (que não estão entre os melhores do ranking mundial), de modalidades coletivas, e de esportes inusitados, como punhobol, bolão, e jump rope (pula corda). Bernardo Oliveira, da seleção permanente de tiro com arco, modalidade que ganhou atenção especial da Rio 2016, recebeu apenas sete parcelas. Bronze no Pan-Americano de Toronto, em 2015, ele, que recebe R$ 925 por mês, ainda precisa confirmar vaga para as Olimpíadas na seletiva da modalidade, em março: — Como sou militar da Força Aérea, consigo me manter, pois tenho salário, além de patrocínio para o arco e ajuda de custo para as flechas. O Bolsa Atleta sempre atrasou, mas é recente virar o ano com tanto atraso. Fabiana Diniz, a Dara, capitã da seleção brasileira de handebol, também confirmou a falta de pagamento. Mas como se mantém com outras fontes de renda, a pivô não sabe quantas parcelas estão atrasadas: — É um programa importante, que ajuda na preparação de muitos atletas, principalmente os que não têm renda alta.