Pesquisar este blog

sexta-feira, 1 de janeiro de 2016

Africanos dominam a São Silvestre mais uma vez

Os africanos dominaram novamente a Corrida de São Silvestre e não deram chances aos brasileiros, que conseguiram, no entanto, chegar ao pódio tanto no masculino quanto no feminino. Entre os homens, o título da 91ª edição da prova masculina ficou com o queniano Stanley Biwott, que venceu pela primeira vez a São Silvestre – ele já havia vencido este ano a Maratona de Nova York. Atrás de Biwott, chegaram mais três africanos: os etíopes Leul Aleme e Feyisa Gemechu e o queniano Edwin Kipsang Rotich, bicampeão da São Silvestre em 2012 e 2013 e vencedor da Meia Maratona Internacional do Rio de Janeiro. O brasileiro Giovanni dos Santos chegou em quinto lugar, mesma posição que havia obtido na prova do ano passado. Em 2013, ele também foi o melhor brasileiro, chegando em quarto lugar. No feminino, o triunfo foi de Yimer Wude Ayalew, da Etiópia. Com isso, já se completam cinco edições sem vitórias do Brasil entre os homens e nove entre as mulheres. A vitória de Ayalew, com o tempo de 54m03s, foi a sua terceira na São Silvestre. Campeã do ano passado, ela também havia ficado com o primeiro lugar em 2008. A melhor brasileira na prova foi Sueli Pereira, que acabou na quarta colocação. Logo na sequência, chegou Joziane Cardoso. No pódio Apesar de não terem conseguido acabar com o jejum que dura desde 2006, as duas atletas do Brasil puseram as mulheres brasileiras no pódio, o que não havia ocorrido na edição passada, quando elas chegaram em oitavo (Joziane) e nono (Sueli). Neste ano, elas brigaram até o último quilômetro pela vitória e só ficaram para trás no fim da subida da avenida Brigadeiro Luís Antônio, ponto mais crítico da prova.

quinta-feira, 31 de dezembro de 2015

Brasileiros desafiam jejum na São Silvestre

O Brasil não vence a São Silvestre desde 2010 entre os homens, quando Marilson dos Santos conquistou o tricampeonato. No feminino, o jejum perdura desde 2006, quando Lucélia Peres triunfou. Ambos estão fora da prova paulistana neste ano. Desde então, o domínio é africano, com etíopes e quenianos. Os últimos campeões estarão na disputa dos 15 km a partir das 8h40 (largada da elite feminina) e 9h (masculina e pelotão geral). Os cadeirantes largam às 8h. O etíope Dawit Admasu, vencedor em 2014, o queniano Edwin Kipsang, campeão em 2012 e 2013, e o também queniano Stanley Biwott, vencedor da Maratona de Nova York deste ano participam. "Não tem alienígena correndo com a gente, é parelho. Na hora em que põe o tênis na rua é cada um defendendo o seu pão. Sempre foi assim para mim. Por isso tenho tantos títulos e sou campeão de provas famosas", disse Solonei Rocha da Silva, que correu a prova em 2007 e 2009. As mulheres, mesmo animadas, foram mais cautelosas. Preferiram destacar que têm evoluído nos últimos anos e a vitória chegará um dia. Joziane Cardoso, bicampeã da Meia Maratona Internacional de São Paulo e oitava colocada na São Silvestre do ano passado, diz estar confiante. "Minha expectativa é a melhor possível. Quero correr bem e brigar até o final. Fiz um ano excelente, uma preparação boa e acredito que tenho tudo para ter um bom desempenho. A São Silvestre é muito forte e as africanas são adversárias de alto nível, mas não imbatíveis", afirmou.

terça-feira, 29 de dezembro de 2015

Torcida do Manchester United pede Mourinho após empate

O empate sem gols entre Manchester United e Chelsea, ontem, pela 19ª rodada do Campeonato Inglês, teve como personagens centrais dois técnicos ilustres. Com a crise vivida pelo Manchester, que não vence há oito partidas – contando a competição nacional e a Liga dos Campeões – alguns torcedores pediram a contratação do português José Mourinho para o lugar do holandês Louis Van Gaal. Mourinho era o técnico do Chelsea até o último dia 17, quando acabou demitido após o pior início de temporada para o clube desde o rebaixamento em 1978-79. Em seu lugar, a equipe de Londres contratou o holandês Guus Hiddink, que ainda não conseguiu emplacar. O Chelsea tem 20 pontos, na 14ª colocação. Com 30, o Manchester está em sexto lugar. O futuro de Van Gaal é incerto. Após o apito final, em jogo com boas chances de gol para os dois lados e defesas cruciais dos goleiros De Gea e Courtois, boa parte da torcida presente no Old Trafford aplaudiu o treinador.

domingo, 27 de dezembro de 2015

Após retomada, tênis de mesa busca novos parceiros

Depois de dois anos fora de competições importantes, a Associação Jauense de Tênis de Mesa (AJTM), em parceria com a Secretaria de Esportes de Jaú, teve em 2015 um recomeço. A equipe local voltou a se destacar nas disputas regionais, estaduais e nacionais. Dentre as modalidades de Jaú, o tênis de mesa foi a que obteve o maior número de resultados em torneios pelo País afora. Conforme balanço feito pelo comando da AJTM, a pedido do Comércio, a temporada que se encerra foi de muito trabalho e superação, em que pese a recorrente falta de recursos e os mesa-tenistas lesionados, que não puderam competir. Apesar disso, o tênis de mesa jauense teve vários atletas de diferentes faixas etárias conquistando pódios, medalhas e troféus para o Município em Copas Brasil e Campeonatos Brasileiros, os principais torneios realizados pela Confederação Brasileira de Tênis de Mesa (CBTM) (veja quadro). Além disso, a boa notícia para a modalidade é que os parceiros atuais – Escola NIE, Academia Varf, Big Designer e governo municipal – continuarão com o suporte na próxima temporada. O desafio agora será aumentar o número de colaboradores para 2016. “A AJTM, em mais algumas reuniões agendadas para o início do próximo ano, deve buscar novas parcerias e condições melhores nas já existentes”, divulgou a entidade esportiva.