Pesquisar este blog

sexta-feira, 6 de abril de 2012

Ponto forte do 'estilo Joel', defesa atrapalha trajetória do treinador no Fla

Joel Santana nunca escondeu de ninguém que é fã de uma defesa bem armada. Por isso, esse setor sempre ganhou atenção especial do técnico nos times por onde passou. E, no Flamengo, não é diferente. O problema é que, nesta quinta passagem pelo clube, o experiente treinador não consegue arrumar o esquema defensivo do time rubro-negro. As dificuldades começam a fazer Joel ser questionado.



RONALDINHO QUER RESCISÃO, E FLA SE DESESPERA COM CHANCE DE PERDÊ-LO

Insatisfeito com o ambiente no Flamengo após a derrota para o Emelec na Copa Libertadores, Ronaldinho Gaúcho irá pedir rescisão de seu contrato com o clube. O camisa 10 deseja deixar o Rubro-Negro por causa da pressão e do protesto organizado pelos torcedores – na manhã desta quinta-feira, membros de organizadas do Flamengo levaram ovos ao Aeroporto Internacional Tom Jobim para jogar nos atletas, mas não os encontraram na área de desembarque. O Fla está desesperado com a possibilidade de perder o craque.

LEIA NOTÍCIA COMPLETA NO UOL ESPORTE

Os números de gols sofridos pelo Flamengo desde que Joel chegou ao clube - em fevereiro - não ajudam a amenizar as críticas. Em 15 partidas, o time da Gávea teve a rede balançada 19 vezes pelos adversários. A situação fica mais grave quando a análise se restringe aos últimos três jogos da Copa Libertadores, prioridade do Flamengo na temporada. A equipe carioca levou nove gols (3 a 3 e 3 a 1 contra o Olimpia, e 3 a 2 contra o Emelec).

Joel pede tempo para trabalhar e se defende das críticas. "Esta é minha quinta passagem no Flamengo e não vim aqui para fazer aventura. Com tempo, vou dar resultado. Tenho que ficar tranquilo e procurar soluções para equipe e para o clube. O clube pagou salários de todo mundo, está procurando fazer o melhor. E eu também. Estou tranquilo", disse Papai Joel.

A zaga considerada titular por Joel Santana é formada por Marcos González e David Braz. No entanto, o treinador já utilizou também Gustavo e Welinton, por motivos de lesão, suspensão ou até mesmo opção tática. Na derrota para o Emelec por 3 a 2, González e Welinton começaram a partida. Dos quatro jogadores da posição, nenhum é unanimidade. O único que tem mais prestígio com a torcida é o chileno. Após um bom começo, no entanto, ele caiu de rendimento.

“São nove gols em três jogos. É muito gol. Nos dois primeiros gols [do Emelec] não houve disputa de bola. O pênalti, não quero comentar. Alguma coisa tem que ser revista. Temos que conversar com os jogadores, principalmente com os mais experientes”, tentou explicar Joel. O técnico comanda o único treino com os titulares nesta sexta, visando à partida contra o Vasco, sábado, pela penúltima rodada da Taça Rio. O Fla é líder do grupo A, com 15 pontos.



QUINTA-FEIRA AGITADA NO FLAMENGO
'Apagões' no fim prejudicam e Fla tem só 6% de chance de avançar na Libertadores
Atletas do Fla 'driblam' protesto com ovos e escapam de torcedores no aeroporto
Flamengo antecipa concentração como "castigo" aos jogadores após nova derrota
Joel 'se compara' a Ferguson, não vê razão para cair e pede apoio da torcida

Joel tem 65% de aproveitamento

Em situação desconfortável no cargo, Joel Santana venceu nove partidas, empatou duas e perdeu quatro desde que voltou ao Flamengo. Esse retrospecto dá um aproveitamento de 65%. No entanto, os números positivos caem por terra quando o assunto é Libertadores.

Com a derrota de virada para o Emelec, o Flamengo se manteve com cinco pontos e na lanterna do grupo 2. Com apenas uma vitória e dois empates, o time depende de uma combinação de resultados na última rodada, marcada para o dia 12, para alcançar a improvável classificação no torneio.

O time tem que vencer o Lanús-ARG, que já está classificado, e torcer por um empate entre Olimpia e Emelec, no Paraguai, para conseguir a vaga nas oitavas de final da Libertadores.

quinta-feira, 5 de abril de 2012

'Apagões' no fim prejudicam e Fla tem só 6% de chance de avançar na Libertadores

Dominar boa parte do jogo, construir uma vantagem no placar e deixar a vitória escapar no fim não é novidade para o Flamengo na Copa Libertadores. Após levar o empate contra o Olimpia-PAR na segunda rodada depois de estar vencendo por 2 a 0, o time sofreu mais um apagão na noite da última quarta, deixou o Emelec-EQU marcar dois gols em oito minutos e vencer por 3 a 2. Com o resultado, o time carioca viu a classificação praticamente escorrer pelas mãos e tem apenas 6% de chance de avançar na competição, segundo o site Chance do Gol.


Veja Álbum de fotos

Com os vacilos, o Rubro-Negro deixou de marcar cinco pontos na tabela. Na lanterna do grupo 2, o time poderia estar com dez pontos - como o líder Lanús-ARG - e em uma situação completamente oposta não fosse a pontuação desperdiçada nas duas situações.



CHANCES ATUAIS DE AVANÇAR ÀS OITAVAS (SEGUNDO O PARCEIRO CHANCE DE GOL)



Time brasileiro

Porcentagem



Fluminense (grupo 4)

100% (já classificado)



Corinthians (grupo 6)

99,99%



Santos (grupo 1)

99,7%



Vasco (grupo 5)

98%



Internacional (grupo 1)

89%



Flamengo (grupo 2)

6,1%

VEJA TODAS AS PORCENTAGENS NO CHANCE DE GOL

O atual momento, como não poderia deixar de ser, incomodou bastante ao técnico Joel Santana. O comandante do time da Gávea não escondeu a frustração com os erros no fim da partida e prometeu uma conversa com todo o grupo para entender o que está se passando.

"Mais uma vez, entregamos os jogos nos últimos minutos. Tenho que conversar com a comissão técnica, com os jogadores, com todo mundo, porque isso não é normal. Não é a primeira vez que acontece. Tivemos duas chances para matar o jogo e não matamos. Essa sequência de vacilos acabou nos deixando em situação muito delicada na Libertadores", analisou.

Outro fator que irritou Joel foi o péssimo rendimento nas bolas alçadas na área do rubro-negro. O treinador garante que havia alertado a defesa do Flamengo sobre a qualidade do Emelec nos lances pelo alto. O time sofreu dois gols de cabeça do atacante equatoriano Figueroa.

"Faltou maturidade na questão nos lances pelo alto. Sabíamos que o forte deles era a bola alçada na área e não tivemos o cuidado necessário. Aí fica difícil. Trouxemos os caras para dentro da área e isso acaba sendo crucial em uma partida contra um time como o Emelec", afirmou Joel Santana, que ainda fez questão de demonstrar esperança na classificação e apostar na força da torcida, mesmo com a situação delicada na tabela.

quarta-feira, 4 de abril de 2012

Fla aposta em 'casamento' de Ronaldinho e Love para minimizar risco na Libertadores

Sem conseguir resolver a sua situação nos jogos diante do Olimpia-PAR, nas duas últimas semanas, o Flamengo encara um duelo decisivo na Copa Libertadores nesta quarta-feira. Diante do Emelec, no Equador, o time aposta todas as suas fichas no "casamento" entre Ronaldinho Gaúcho e Vagner Love no ataque rubro-negro para voltar a vencer e minimizar o risco de uma possível eliminação na competição.



SITUAÇÃO DO FLAMENGO NO GRUPO 2



TIME

PONTOS

JOGOS

SALDO



Lanús-ARG*

10

5

8



Olimpia-PAR*

7

5

-5



FLAMENGO

5

4

0



Emelec-QUA

3

4

-3

LANÚS GOLEIA OLIMPIA POR 6 A 0 E LIDERA GRUPO

Com apenas cinco pontos, o time do técnico Joel Santana não pode nem pensar em se afastar ainda mais dos líderes e, consequentemente, da vaga na próxima fase da competição. Após a goleada por 6 a 0 no duelo da última terça, o Lanús-ARG chegou aos 10 pontos, enquanto o Olimpia-PAR estacionou nos sete, forçando o rubro-negro a conseguir os três pontos nesta quarta para não depender dos outros na última rodada.

"A situação não é fácil e preciso de todo o grupo neste jogo. Não gosto de analisar cada jogador individualmente, mas a fase do Vagner Love é realmente excepcional. E temos que aproveitar isso, principalmente este casamento perfeito dele com o Ronaldinho ali na frente. Estão se entendendo muito bem, gerando gols para o nosso time e vamos explorar isso para sair com essa vitória e não ficarmos distantes das primeiras posições", analisou Joel Santana, que ainda fez uma projeção para a classificação diante dos possíveis resultados.



LEIA MAIS SOBRE O FLAMENGO NO UOL





Insônia, conjuntivite e diarreia: veja o que tirou Ronaldinho de 12 treinos do Fla no ano



Maldonado passa bem após cirurgia e iniciará fisioterapia no Fla já na sexta







Deivid amarga jejum após incrível gol perdido e vira coadjuvante no Flamengo


"Se perdermos, ficaremos com apenas 20% de chances de conseguir a vaga. O empate também é muito ruim e nos deixa com apenas 30%. Caso a gente consiga a vitória, aí as coisas já melhoram e temos uns 80% de chance de nos classificarmos. Tem que ser isso. Não dá para pensar em outra coisa", disse o "matemático" treinador.

Como já é costume nos jogos do Flamengo, Joel Santana não terá o grupo completo para a partida. Desta vez, a novidade é a ausência de David Braz. O jogador sofreu uma lesão muscular na partida contra o Olimpia, no Paraguai, na última semana, e será substituído por Welinton. Airton, Maldonado e Renato Abreu, que se recuperam de cirurgias, seguem fora do time.

Pelo lado do Emelec, o jogo também tem contornos decisivos, ainda que sua situação seja dramática dentro do grupo. Com apenas três pontos em quatro jogos, o time equatoriano precisa de uma série de combinação de resultados para sonhar com a classificação.

Mas nem por isso eles "jogam a toalha". A motivação para o time vem, principalmente, da boa campanha no campeonato nacional. A equipe é líder invicta do equatoriano.

EMELEC-EQU x FLAMENGO

Data: 04/04/2012, quarta-feira
Horário: 21h50 (horário de Brasília)
Local: Estádio George Capwell, em Guayaquil, no Equador
Transmissão na TV: Globo e Fox Sports (informações divulgadas pelas emissoras)
Árbitro: Martín Vázquez (URU)
Auxiliares: Carlos Pastoriano (URU) e Carlos Changala (URU)

EMELEC
Esteban Dreer; Morante, Achilier, Oscar Bagui e Valencia; Gaibor, Quiñonez, Gímenez e Angelo Mena; Figueroa e Marlon Pavon
Técnico: Julio Marcelo Freitas

FLAMENGO
Felipe; Léo Moura, González, Welinton e Júnior Cesar; Muralha, Willians, Luiz Antonio (Deivid) e Bottinelli; Ronaldinho Gaúcho e Vagner Love
Técnico: Joel Santana

terça-feira, 3 de abril de 2012

Deivid amarga jejum após incrível gol perdido e vira coadjuvante no Flamengo

Assim que perdeu o incrível gol diante do Vasco, na semifinal da Taça Guanabara deste ano, o atacante Deivid garantiu que o lance não abalaria sua confiança, muito menos o seu desempenho em campo pelo Flamengo nas partidas seguintes. No entanto, não foi isso que aconteceu. Desde que dominou as manchetes de vários cantos do mundo com a chance clara desperdiçada,disputou seis partidas pelo rubro-negro e não balançou a rede nenhuma vez.



ASSISTA AO LANCE INCRÍVEL DE DEIVID




Além das chances perdidas, ele também deixou escapar seu prestígio no time. Apesar de proteger o jogador no fatídico episódio, o técnico Joel Santana não escondeu seu descontentamento com o rendimento do atacante e o tirou do time titular.

E a condição de reserva não tem significado menos oportunidades para Deivid voltar a marcar. O jogador atuou em média 45 minutos nos últimos jogos, tempo que não foi suficiente para marcar ao menos um gol e encerrar o jejum.



DEIVID NOS ÚLTIMOS SEIS JOGOS



JOGO

GOLS

TEMPO



Flamengo 1 x 2 Boavista

0

70 min.



Flamengo 2 x 1 D. de Caxias

0

58 min.



Flamengo 1 x 0 Emelec

0

45 min.



Flamengo 2 x 0 Fluminense

0

3 min.



Flamengo 2 x 3 Olimpia

0

20 min.



Flamengo 2 x 1 Bangu

0

78 min.


Enquanto isso, Deivid vê o companheiro Vagner Love brilhar intensamente e manter uma rotina de quase um gol por partida. Com isso, o status da camisa 9 passou a ser um mero detalhe e o jogador se tornou apenas mais um coadjuvante no elenco do rubro-negro.

Os números, entretanto, parecem não desanimar Deivid. O jogador esqueceu o fato de não balançar as redes adversárias nos últimos seis jogos e se mostrou satisfeito com a atuação no último domingo, na vitória do Flamengo por 2 a 1 sobre o Bangu. "Apesar de tudo, estou muito satisfeito. Estou feliz pela minha atuação e pela vitória da equipe", disse o jogador, blindado mais uma vez por Joel Santana.

"Não vou falar desses números. O importante é ele estar sendo útil para o grupo, independente de começar o jogo entre os titulares ou reservas. Vamos manter a calma e esperar que o gol vai sair", disse o treinador rubro-negro.

Deivid "faz escola", e Ronaldinho perde gol

E os lances incríveis protagonizados por Deivid não são uma exclusividade do camisa 9 no rubro-negro. Na partida do último domingo, Ronaldinho Gaúcho também desperdiçou uma chance claríssima de gol e teve que aturar a repercussão negativa do caso. Após uma bola rebatida na área, o jogador, livre de qualquer marcação, chutou da linha da pequena área por cima do travessão.

domingo, 1 de abril de 2012

'Comprometido com a igreja' e em boa fase, Léo Moura mostra lado tranquilo do Flamengo

O gosto por festas e noitadas de Ronaldinho Gaúcho, Vagner Love e, agora, Adriano não chega a ser novidade no Flamengo. Acostumados à vida boêmia, os jogadores "ditam o ritmo" dos rubro-negros dentro e fora de campo. No entanto, o time também tem seu lado tranquilo e vê no lateral direito Léo Moura seu melhor representante para essa fase mais "light" de alguns jogadores.



LEIA MAIS SOBRE O FLAMENGO NO UOL



Ronaldinho não treina mais uma vez no Flamengo e alega dores na costela







Com lesão na coxa direita, David desfalca Flamengo nos dois próximos jogos



'Urubu Valente', Renato Abreu recebe placa da torcida do Fla e revela apoio do Flu







Após acordo, Cruzeiro aguarda Alex Silva na 2ª para exames e assinatura de contrato


Seriamente comprometido com a igreja, o jogador "entrou de cabeça" neste mundo e viu a mudança trazer benefícios também dentro de campo. Ainda que evite o rótulo de jogador evangélico, Léo disse que se sente mais tranquilo e sereno para a disputa dos jogos.

"Tudo está acontecendo muito naturalmente. Me sinto mais tranquilo dentro de campo. A emoção e o comprometimento com a competição não mudaram, mas me sinto mais sereno nos jogos", disse o lateral, destacando a nova fase de sua vida.

"Minha rotina não mudou. Estou apenas com um comprometimento maior com a igreja. Nessa nova fase da minha vida, tive o prazer de conhecer pessoas novas, diferentes, que me acrescentam muitas coisas e me fazem bem. Estou ainda mais calmo, paciente e dou um valor ainda maior aos meus familiares. Nunca fui muito de badalação e sempre valorizei muito a família. A igreja me ajuda a ter ainda mais amor e tranquilidade na vida", destacou o jogador.

Com jogos às quartas e domingo, o jogador tem que arrumar um jeito de comparecer aos cultos de sua igreja, que acontecem nos mesmos dias. "Os cultos na igreja que eu frequento acontecem na quarta e também nos domingos, justamente quando tenho os jogos. Mas sempre dou um jeito para ir na quinta, quando não tenho partidas pelo Flamengo. O importante é que sempre dou um jeito de estar lá", salientou Léo, que faz questão de destacar que não mudou seu jeito de ser, apenas a frequência na igreja.

"Continuo sendo o mesmo Léo Moura de sempre, gosto das mesmas coisas,
só estou mais feliz e, consequentemente, falando mais sobre o que me tem feito tão bem, que é esse contato maior com a igreja", frisou o lateral, que costuma relatar suas idas ao culto nas redes sociais.

Grupo de oração na concentração

Líder do elenco dentro de campo, o lateral também costuma capitanear as reuniões de jogadores fora dele. Léo Moura revela um grupo de nove jogadores que costuma fazer suas orações na concentração antes dos jogos, rechaça qualquer tipo de divisão no rubro-negro em função das opções religiosas e ratifica que todos são bem vindos em seu "culto".

"Uma série de jogadores tem a sua religião, alguns se identificam mais com os outros e estão seguindo o mesmo caminho. Nas concentrações, chamamos os que estiverem interessados para acompanharem os nossos encontros. Não forçamos nada, pelo contrário. Quem quiser, será bem-vindo e respeitamos todos. Os encontros acontecem nos quartos das concentrações em momentos que não atrapalham o trabalho.
Somos nove no total", encerrou o jogador.