Pesquisar este blog

terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Pet rasga elogios a Zé Roberto e coloca Andrade entre os grandes técnicos do Brasil

Andrade e Zé Roberto: funções e cargos completamente diferentes, mas uma coisa em comum, já que ambos têm participação direta na arrancada do antes desacreditado Flamengo no Campeonato Brasileiro. Hoje, o time depende apenas de uma vitória (encara o Grêmio, domingo) para ser campeão e, segundo Petkovic, estas duas peças fizeram muito a diferença.

FLAMENGO: PENTA X HEXA
O questionamento sobre a possibilidade de o Flamengo poder ser penta ou hexa campeão brasileiro vem do Nacional de 1987. Naquele ano, os maiores times do Brasil criaram o Clube dos 13 e um Brasileirão independente da CBF, a Copa União. Inicialmente, a entidade apoiou o torneio, mas depois criou o seu, o chamando de Módulo Amarelo, enquanto o outro virou Módulo Verde.

O Flamengo foi campeão do Módulo Verde vencendo o Inter na decisão. A CBF então convocou as duas equipes para fazerem um quadrangular final com Sport e Guarani, finalistas do Módulo Amarelo. Cariocas e gaúchos se recusaram a entrar na disputa, então a CBF oficializou o Sport, vencedor do Brasileirão da entidade, como campeão nacional de 1987.

Outra questão indefinida por conta de 1987 é a Taça das Bolinhas, que deveria ficar definitivamente com o primeiro pentacampeão brasileiro ou com o primeiro tricampeão consecutivo. Por não reconhecer o Flamengo vencedor de 1987, a CBF dão deu o troféu para o time após o título nacional de 1992, mas também não o entregou ao São Paulo, primeiro penta em 2007 pela entidade.
Para o amigo Zé, elogios e a lembrança de que nunca deixou de acreditar no companheiro. Ao pacífico Andrade, uma análise detalhada, envolvendo experiência, perspicácia e até uma avaliação psicológica sobre o jeito de ser do comandante.

"O Zé Roberto foi totalmente . Falaram muita coisa dele, mesmo dentro do Flamengo. Mas eu sempre disse que ele iria voltar a jogar bem. E eu não sou. Conheço futebol, estou há 21 anos na profissão. Conheço. Sei analisar isso", avaliou Pet, complementando.

"A humildade é a maior arma do Andrade. Isso ajuda muito. Acaba confundindo as pessoas. Porque acham que o técnico tem de ser impor, ser, e ele foge a isso. Essa tranqüilidade dele faz a diferença. É um cara especial", emendou.
Petkovic considera que o treinador, após a campanha com o Flamengo, está solidificado como um profissional da área e já faz parte do mercado de grandes técnicos. Por isso, espera que Andrade siga no Flamengo em 2010.

"Agora ninguém pode mais falar dele, criticar o Andrade. Ele mostrou o quanto é bom, sabe das coisas e como um grande jogador que foi sabe lidar com os atletas. Por isso deu certo. Ele pode treinar qualquer time", afirmou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário