Pesquisar este blog

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Flamengo monta "retranca", resiste à pressão do Lanús e empata na Argentina

Joel Santana mudou o esquema tático do Flamengo para a estreia da equipe no grupo 2 da Copa Libertadores. O técnico não estava errado em prever a pressão do Lanús no estádio La Fortaleza. Com ajuda de uma “retranca” montada com três volantes e da presença de seus laterais no ataque, o time rubro-negro arrancou um empate com equipe argentina, por 1 a 1. Léo Moura marcou o gol do Fla. Carranza igualou o placar.


Veja Álbum de fotos

Na próxima rodada, o Flamengo joga dentro de casa contra o Emelec. A partida está marcada para o Engenhão, no dia 8 de março. O time equatoriano conseguiu vencer na estreia do grupo. A vítima foi o Olimpia-PAR. O Emelec lidera a chave 2 do torneio continental.

O Lanús começou o primeiro tempo com muito mais presença ofensiva. Os argentinos buscavam os atacantes Neira e Pavone. Felipe brilhou logo aos 7 minutos com grande defesa. Em seguida, o trio de volantes – Williams, Aírton e Maldonado – escalado por Joel se acertou e conseguiu evitar maiores problemas. Sem a mesma pressão, o Flamengo começou a sentir falta de criatividade no meio-campo.

Lento e sem oportunidade para entrar na área adversária, o time rubro-negro chamou o Lanús ao ataque novamente. Em cobrança de falta ensaiada, Araujo cobrou curto para o meio da área. Sem marcação, Neira chutou de primeira no lado esquerdo do gol e a bola explodiu no travessão de Felipe. Pouco depois, Pavone também teve a sua chance.

Ronaldinho e Deivid tinham problemas para entrar na partida. A dupla só foi notada com cruzamentos para a área e chutões para o ataque. Apesar das dificuldades, o Fla foi perfeito na única oportunidade clara que teve na primeira etapa. Em jogada de laterais, Junior César fez cruzamento rasteiro. Após falha da defesa argentina, Léo Moura completou para o gol de Marchesín.

A postura do Flamengo não mudou após o intervalo: cruzamentos no ataque e chutões para afastar o perigo na defesa. O Lanús, entretanto, não conseguia organizar as jogadas de ataque. Com muitas tentativas de bolas aéreas, a zaga flamenguista não dava chances para os adversários.

Quando o jogo parecia controlado, Joel resolveu mudar. O técnico abriu um pouco mais a equipe ao colocar Bottinelli no lugar de Aírton e foi castigado. Logo em seguida, aos 29 minutos, Carranza aproveitou boa jogada para empatar para o Lanús.

Aos 34 minutos, Bottinelli teve a chance de desempatar. Sozinho, o meia argentino falhou em uma chance clara e isolou a bola. Apesar do erro, o camisa 18 entrou bem na partida e conseguiu dar mais velocidade ao Flamengo. Apesar da postura mais ofensiva, da maior posse de bola no final do jogo e algumas tentativas de Ronaldinho Gaúcho, o Flamengo ficou mesmo com o empate na Argentina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário